ASSOCIAÇÃO DO
CONSUMIDOR DE BENS E SERVIÇOS – ACOBES
ÀS:
- Autoridade
Reguladora Nacional
de Tecnologias da Informação e Comunicação (ARN); e
- Empresa Orange
B I S S A
U
Carta
Aberta
Como
é do domínio público a persistência de má qualidade dos serviços da internet e
telefonia movel da empresa Orange, agravados ainda mais ao longo destes últimos
2 (dois) meses, sem que houvesse alguma explicação ou assistência técnica aos
clientes usuários da sua rede à comunicação, factos que ocorrem perante sob
olhares da ARN (Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e
Comunicação) passivamente.
Assim,
ACOBES, vê-se na obrigação de exigir das duas entidades mencionadas acima que
deslumbram os “tabus” sobre os problemas que constrangem a todos no uso dos
serviços. Também, uma vez, que as clientes da rede de internet queixam de quase
pouco ou nada conseguem fazer no uso desta, serão isentas dos pagamentos
pré-estabelecidas em regime das avenças ao pagamento de uso da internet?
Em
virtude dessas preocupações, acresce-se as incertezas para quando se
estabilizará a exploração funcional da rede da empresa Orange, tendo em conta
este momento politico que mobiliza atenção de todos quadrantes sociais
nacionais e estrangeiras, exigindo acompanhamento da evolução das 2 (duas)
campanhas, a saber, ascensão ao poder – politica, Eleições Gerais e a luta contra a pobreza económica - Comercialização da Castanha de Caju.
Sabe-se
que a nossa sociedade vive mais das especulações, isto é, informações
infundadas do que os factos comprovados (elementos fidedignos) e, imagine se
persistir falta de condições de circulação das informações a partir das
próprias fontes responsáveis a elucidar a opinião publica nacional e internacional
sobretudo os nossos cocidadãos vivendo fora do País, dá enfase a distorcer das
informações cujas consequências só compromete ainda mais imagem bastante
degrada e sofrida da Guiné-Bissau.
De
relembrar a ARN e a empresa Orange que, as eleições gerais de 13 de Abril 2014,
e em curso, contemplam os eleitores guineenses residentes no exterior, devem
estar cientes de todas as atualidades que muitos precisam seguir as informações
eleitoralistas tanto por telefone como via net, de um lado por outro, os
intervenientes na compra de castanha de caju interessam situar das variações do
mercado podendo ajustar caso preciso os seus contratos com os parceiros
operadores económicos. E agora?
1. Estranhar pelo silêncio a que se remeteram as
entidades ARN e Orange e incapacidades técnicas para a intervenção a fim
ultrapassarem as dificuldades operacionais;
2. Responsabilizar a empresa Orange de todos os danos e
prejuízos eventuais que possam afetar os titulares singulares e coletivos titulares
dos contratos com a mesma;
3. Exigir da ARN assunção do papel interventivo cumprindo
o seu dever da entidade reguladora; e
4. Encorajar as ambas
entidades envidarem os esforços para a normalidade do sistema de comunicação em
geral da rede da empresa Orange.
Atenciosamente
A Direção d´ACOBES,
Fodé Carambá Sanhá
/Presidente/