quarta-feira, 14 de maio de 2014

ATENÇÃO A "CHAMADA DE ATENÇÃO" DO SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CPLP DIRGIDA AOS OS MILITARES GUINEENSES.


O Secretário Executivo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, exortou, terça-feira, dia 13 de Maio, na cidade da Praia, em Cabo Verde, os militares a aceitarem o resultado das eleições presidências de domingo, 18 de maio, na Guiné-Bissau, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte segura.

Murade Murargy, que se encontra na cidade da Praia, para participar na nona reunião ordinária do conselho científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (I.I.L.P.), aconselhou também os militares da Guiné-Bissau a ficarem confinados à sua função militar e a deixarem o poder político saído das eleições legislativas e presidências a trabalhar sem imposições de qualquer espécie.

“Apelo-lhes ainda para que não se interfiram nas questões políticas do país de modo a que o novo Governo, saído das eleições, possa trabalhar e criar condições para a resolução dos problemas dos Bissau-guineenses”.

O secretário executivo da CPLP disse esperar que a segunda volta das eleições presidências decorram num clima de “paz e de tranquilidade”, a fim de que sejam criadas todos as condições para uma nova fase de desenvolvimento deste país africano lusófono.

O diplomata moçambicano deixou claro que a comunidade internacional, que esteve a trabalhar, após o último golpe de Estado de 2012 para que a Guiné-Bissau seja um país livre e de paz, não vai “tolerar qualquer desordem no processo eleitoral”.

Murade Murargy reiterou que a CPLP e a comunidade internacional estão disponíveis para continuar a apoiar o país, mas que, para isso, é preciso uma união de compromisso de todas as forças políticas da Guiné-Bissau.