quinta-feira, 17 de julho de 2014

OPINIÃO: ESTUDANTES MARROCOS

Permimita-me em primeiro lugar agradecer e louvar o trabalho que têm feito durante esse tempo de turbulencia politico-social no nosso paìs. Trabalho que sò homens valentes e corajosos sao capases de realizar.

 Agradeço honra que me permitem aceder ao vosso blog para lançar um grito de socorro e ao mesmo tempo denunciar o atropelho que se estam cometendo com os nossos estudantes em Marrocos.

Os nossos jovens estam a passar serias dificuldades com o governo desse paìs. Pois a situaçao è essa: Alguns jovens  ja terminaram a frecuencia academica dos cusos que estavam a tirar nesse pais, sim antes terem recebidos as notas definitivas do ano lesivo  e muito menos os respetivos certificados ou diplomas que os acreditam tais cusrsos frecuentados. O governo Marroquì ou as instituçoes encargues de velar pela atençao dos  estudantes bolseiros nesse paìs ja tem o descaro de notifica-los que têm o praso atè fim de julio para abandonarem as residencias Universitarias por onde estam alojados até a presente data.
A preocupaçao è  ¿onde vao a ficar esses estudantes durante esse tempo?, Se ainda nao se sabe quando vai ser publicada as notas nem a data de entrega dos seus Diplomas. Como vai custear os bilhetes de passagem do regresso ao paìs de origem (Guine Bissau) ?Quem vai responder por eles sabendo que  a nossa representaçao diplomatica em Rabat nao sabe nada do que se passa com os nossos estudantes nesse paìs arabe.? Serà que alguem desse gobernó colocarà  um especial interes nesse caso! Alias digo “alguem”  a nossa Ministra de Educaçao e o Ministro dos Negocios Estranjeiros e das Comunidades seran dignos de atender o clamor desses jovens e dos seus pais que estam angustiados com essa situaçao?

Amigos progresistas   esperanza do que o grito de socorro desses estudantes seja escutada por alguem esta nesse momento nas vossas maos . Os pais deles muitos sao funcionarios que como  sabemos todos  levam (7) sete meses sem salario, situaçao pela qual vai ser difícil atender essas necesidades que è uma obrigaçao do estado e do governo guineense.

Por favor ajuda-nos a denunciar esse atropelho, e se for necessario atè mesmo junto dos organismos internacionais  dos dereitos humanos.

Muito obrigado pela atençao e a colaboraçao prestada

R.L  Upelu k.