terça-feira, 22 de julho de 2014

X CIMEIRA DA CPLP: MENOS DE 24 HORAS PARA O SEU INICIO

Começou hoje em Díli, a XIXª reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a presença do chefe da diplomacia da Guiné Equatorial, Agapito Mba Mokuy.

"O ministro dos Negócios Estrangeiros vai ficar no encontro até ao início do debate político", segundo a organização do encontro.

Durante o encontro, o Conselho de Ministros vai analisar a criação de um grupo para estudar a exploração e produção conjunta de hidrocarbonetos na organização. 

Timor-Leste, que assume quarta-feira a presidência da CPLP, propôs aos Estados-membros a criação de um consórcio para a exploração de hidrocarbonetos em território timorense.

O assunto vai ser hoje analisado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, segundo uma versão da agenda do encontro. 

Outro tema em análise vai ser a Confederação Empresarial da CPLP.
Os chefes da diplomacia vão também discutir a concessão da categoria de observador associado da CPLP à Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão. 

Da agenda dos trabalhos, consta igualmente a apresentação do Relatório do Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau. 

Outros assuntos em destaque da agenda do Conselho de Ministros são a eleição do novo diretor executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa e a proposta de recondução no cargo de secretário-executivo da CPLP, o moçambicano Murade Murargy. 

Apesar do assunto não constar da agenda, o Conselho de Ministro deverá também falar sobre a possível entrada da Guiné Equatorial na CPLP, depois de terem recomendado em Fevereiro em Maputo a adesão daquele país à organização durante a cimeira de chefes de Estado.