segunda-feira, 21 de julho de 2014

X CIMEIRA DA CPLP: 48 HORAS PARA O SEU INICIO NO SOLO ASIÁTICO PELA PRIMEIRA VEZ



A cimeira dedicada ao tema, "CPLP e a Globalização" que decorrerá entre os dias 23 e 25 de Julho, deverá ficar marcada pela entrada da Guiné-Equatorial e pelo regresso da Guiné-Bissau, após suspensão decretada na sequência do golpe de Estado de 2012 e ainda pela passagem da presidência a Timor-Leste.

Hoje, 21 vai ter lugar a reunião do Comité de Concertação Permanente, e terça-feira - 22, a de Conselho de Ministros. 

Desde 17 de Julho último, o Presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Nbasogo e a sua comitiva que, inclui 82 pessoas chegaram a Dili. 

Além de Teodoro Obiang, vão chegar ao país a partir de hoje, os Chefes de Estado de Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca), São Tomé e Príncipe (Manuel Pinto da Costa), Moçambique, (Armando Guebuza) e de Portugal (Aníbal Cavaco Silva).

Angola vai estar representada pelo vice-presidente, Manuel Vicente, a Guiné-Bissau pelo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e o Brasil, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Alberto Figueiredo Machado. 

Segundo as autoridades timorenses, são esperadas mais de oitocentas pessoas na capital para participarem nos trabalhos da cimeira. 

A cidade foi toda melhorada desde as estradas aos jardins e por todo o lado foram postas bandeiras dos Estados-membros da CPLP.
A garantir a segurança de todos vão estar mil e trezentos polícias e militares, segundo o Secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres. 

Para facilitar a participação da população no evento, que vai ter transmissão direta na televisão nacional, o governo de Timor-Leste decretou tolerância de ponto para os dias 22 e 23, se trata da primeira cimeira da CPLP a realizar no continente asiático.