quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

GUINÉ-CONAKRY: JORNALISTA PROCESSADO POR ENTREVISTAR MÚSICO


A Fundação da Imprensa para a África Ocidental (MFWA), uma organização de defesa da liberdade de imprensa sub-regional, denunciou terça-feira o julgamento do jornalista guineense Saidou Barry alegadamente por ter  entrevistado um músico que terá feito declarações tidas como insultuosas contra o Presidente da República.
Num comunicado chegado a PANA em Dakar, a MFWA revela que Barry, um repórter do site de informações online  afriquezoom.com esta a ser julgado por "cumplicidade em ultraje" ao Presidente guineense, Alpha Condé.

Segundo o comunicado, Barry está atualmente a ser julgado por ter entrevistado e publicado a entrevista com Elie Kamano, um músico.
Para o presidente da Associação guineense de Imprensa on-line, Amadou Tham, "a liberdade de imprensa está em perigo na Guiné. Se começarmos a perseguir um jornalista só porque ele estendeu o microfone a um artista, é preocupante. "

Por outro lado, o procurador do Estado junto do tribunal de primeira instancia de Dixinn na capital guineense, também apresentou queixa contra Elie Kamano por "insultar o Presidente guineense,  Alpha Condé".
Os advogados de  Elie protestam  contra o facto de que "o nosso cliente está  a ser processado por insultar o chefe de Estado, mas em nenhum momento o procurador divulgou a declaração em questão, em que o cantor difama o chefe de Estado ".