sábado, 30 de novembro de 2013

MAIS NUTRIÇÃO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS


Com a iniciativa do Ministério da Saúde Pública e apoio da UNICEF, será aberto oficialmente na próxima semana no Hospital de Cumura, o Centro Modelo Nacional de Formação e Implementação do Protocolo de Gestão Integrada de Desnutrição Aguda (PGIDA).

O projecto STOP Desnutrição Aguda tem como objectivo criar e operacionalizar o Centro modelo nacional com objectivo de reduzir a desnutrição aguda e contribuir para a redução de morbi-mortalidade infantil nas áreas sanitárias do projeto, nomeadamente na região de Biombo, de Gabu, Bafatá, Oio.

O projeto terá a duração de 12 meses, durante os quais deverão ser capacitados 67 agentes de saúde comunitário da área de Cumura e Prábis, e 36 profissionais de saúde das quatro regiões.

Com a implementação do projeto STOP Desnutrição Aguda, pretende-se rastrear 80% das crianças menores de 5 anos nas áreas sanitárias de Cumura, Prábis, Bafatá, Gabu, Oio e Farim, e tratar 80% de crianças da mesma faixa etária que sofrem de desnutrição aguda, através da admissão em 13 Centros de recuperação Nutricional Aguda Grave sem complicação.

O projeto terá um custo total de 40 milhões, 98 mil e 997 Francos CFA, a UNICEF vai garantir 38 milhões, 547 mil e 997 Francos CFA, o remanescente ficará a cargo da Missão Católica de Cumura, Hospital do Mal de Hansen, entidade promotora do projeto.