Era hoje que terminaria o processo de recenseamento se fosse respeitado o comunicado do governo a quando da marcação da data do inicio do processo em Novembro último (1 a 21 de dezembro).
Entretanto, o prazo foi depois alargado para até 31 de Dezembro corrente a pedido do G-TAPE e, agora fala-se em mais uma prorrogação de 15 dias, o que levará o processo a estender-se até 15 de Janeiro de 2014.
Seja qual for a data para o término do recenseamento, estamos em contagem decrescente para o final do prazo e, muita expetativa está à volta da chegada ao país de mais kits, para impulsionar o processo, em si, muito lento e deficiente e com muitas dificuldades, sobretudo de ordens financeira e organizacional.
Os 77 Kits de Timor que deviam chegar ontem de novo não vieram, porquê, ninguém sabe e, aguarda-se agora para a chegada nesta segunda-feira, 23 de Dezembro, de 300 ou 650 kits vindos da Nigéria por empréstimo.
Sobre o número de inscritos, está envolto em mais enorme secretismo. O G-TAPE não avança dados e ninguém sabe como está a evoluir o processo de recenseamento no terreno.
Entretanto, segundo informação de uma fonte próxima do processo, o número de eleitores registados até dia 19, oscila entre os cento e quinze e os cento, vinte e cinco mil.
Se forem estes os números de inscritos, é porque a situação continua feia:
-- No primeiro caso, 115 mil, em % - corresponde a 14,3 e,
-- No segundo caso, 125 mil, em % - corresponde a 15,6.
Neste momento estamos a 10 dias do final do processo, já que em relação a prorrogação de mais 15 dias, quem tem a última palavra, é a ANP.
Boa Sorte, Estamos Juntos Nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!