quinta-feira, 20 de março de 2014

DEBATE: ELEIÇÕES UMA FESTA DA DEMOCRACIA

Caros Progresistas: Os meus muito obrigado por permitir-nos esse espaço para debater as ideias candentes nesse momento crucial da nossa democracia.

O objetivo desse Debate  é festejar o dereito para todos, a liberdade garantida, alegria compartilhada e um futuro com inclusao. GENTE NOVA PARA UM GUINE BISSAU POSSIVEL.


Gostaria  brindar pela nossa festa,e faser uma resenha do nosso protagonista:
A DEMOCRACIA nao è como muitos pensam, o dereito de elegir e ser elegido quando se convoca uma eleiçoes. A Democrracia vai muito mais alem de isso, penso que è a pedra angular, um sistema garantista, motor do desenvolvimento de estado basado no respeito para mim e para com outro.A Democracia nao è exercicio de um dereito mas sim a Democracia è um meio atravez da qual os nossos dereitos sao garantidos e devem de ser respeitados. Nao so elegir mas sim tambem pedir contas ou resultadoos de Gestao realizado por  aquela pessoa que elegimos.E nao sò isso, è que tambem essa pessoa a quem pedimos contas deve dar-nos a resposta e nao fingir  de mudo ou simplesmente faser ouvido sordo como è habitual na Guinè Bissau.

Os mecanismos de proteçao democratica orienta-se nesse sentido. O nosso personagem  è nova, e sempre vive ameaçada  a tal nivel da sua vulneraçao vai mais alem de um simples bofetada e descaradamente lhe pedimos  que dè outro lado da cara.

Assim, o problema nao radica somente  numa maior construçao de escalas, mas sim o problema vai mais alem. O problema è do fundo, o problema da nossa democracia radica na Educaçao. Quando nao se conhece a DEMOCRACIA è difícil ou quase imposible defende-la.
Posso assegurar que a DEMOCRACIA no nosso meio (GUINE BISSAU) è um pernonagem desconhecido, um personagem mais no nosso discurso ou BLA BLA BLA do cotidiano guineense, quando devia ser ao contario, digo isso pois considero que devia ser um heroi dos nossos dias. Com todo o que nos caracteriza  a todos “o egoismo” sim digo a todos, pois nao acredito defender a pessoa desconhecida. O mesmo sucede com a DEMOCRACIA, sò poucos podem defende-lo pois o conhecem e sabem da sua importancia para o desemvolvimento de uma naçao.

Para concluir a minha participaçao nesse importante debate, agradezco a todos os Guineenses a estudar com juizo esse singular personagem de vital importancia nesse tempo da nossa existencia conhece-lo e defende-lo, pelo contrario o futuro nos passará uma fatura bem custosa:

Muito obrigado 
R.L   Upelu Kituk