quarta-feira, 26 de março de 2014

TEXTO DE GOMES NA BIAM -- MARCHA



-Facebook Jr.1
Bissau. Rotunda do Aeroporto internacional Osvaldo Vieira. A estátua Amílcar Cabral majestosamente exibe sobre os locais.

Logo nas primeiras horas do dia 22 Março, a emblemática estátua foi tomado de assalto. Tudo porque foi o sítio escolhido pelo candidato Nuno Nabiam para dar ponta pé de saída ao lançamento da sua campanha eleitoral com vista as presidenciais de 13 de Abril.

 Objectivo: estabelecer um contrato de confiança com o povo e subscrever para que seja confiada as chaves do palácio da Republica. Justamente na praça dos Heróis Nacionais, situado há um passo da sede da sua directoria nacional de campanha, coordenada pelo ilustre jurista Doutor Juliano Augusto Fernandes.
O primeiro dia de campanha foi uma autentica demostração de força.

Quantos foram? Alguns dizem 70 mil, outros estimam que seja 80 quiçá 100 mil pessoas que participaram nesta marcha da Coesão Social e harmonia na paz tanto dos corações como do espirito, tal como quis Nuno Nabiam.

Uma marcha na qual, participou massivamente o povo que ao longo dos 7 km não parou de gritar o seu nome bem como o dos numerosos lideres da enorme franja de partidos políticos, diferentes movimentos e membros influentes da sociedade civil que participaram nela. O apoiante de peso, o antigo presidente da Republica Dr. Koumba YALA arrancou enormes aplausos da multidão.

Desencadeado sob o signo de homenagem e de reconhecimento no lugar dos antigos e a esperança na juventude, que reafirmou na ocasião o seu estatuto de força viva da nação, a marcha drenou na sua passagem multidões enormes que vieram espontaneamente responder o convite dos organizadores. 
A marcha termina 3 horas depois no final de breves discursos. Apenas para anunciar as perspectivas.
Os principais temas do programa de campanha daquele que é familiarmente chamado pelos seus compatriotas de <<NUNO>> serão desenvolvidos no decorrer de uma maratona que o levará as mais longínquas tabancas do país.

A constatação que se impõe de momento é que se quiser meter medo ao adversário não há via melhor do que esta.
 
Um outro índice revelador: a forte presença da imprensa nacional e internacional como se a actualidade na Guiné-Bissau, neste sábado 22 de Março se resumisse apenas a marcha do candidato Nuno Nabiam.
Os outros…?

E como um jornalista estrangeiro apercebe-se dele.
<<Há Nuno Nabiam e … há os outros.>>