segunda-feira, 31 de março de 2014

OPINIÃO: PAULO GOMES O HOMEM CERTO PARA A GUINÉ-BISSAU


O entusiasmo e as manifestações de patriotismo não chegam para conseguir qualquer vitória. São condições necessárias, mas não suficientes. É preciso concretizar a intenção atravéz do acto de votação nas urnas num clima em que o aparato de compra de consciências tem sido uma tradição dos partidos politicos. É preciso que cada guineense entenda que Hoje é pela Guiné-Bissau, para mudar o rumo do caminho desastroso trilhado já há décadas e há mais de duas gerações. A escolha é vossa guineenses. A solução é a acertada escola.

Porque para sair do beco onde estamos enfiados é preciso uma estrutura organizativa dirigida por uma cabeça que pensa de facto, um visionário no verdadeiro sentido do termo, quer dizer, que tenha habilidade para aliar a visão á competência, pensando o presente e antecedendo o futuro, organizando e gerindo a mudança, definindo as prioridades e mesmos especificando as ações chaves para alcançar as metas intermediárias como étapas necessárias para alcançar o objetivo final – o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O futuro Presidente da República deve possuir esse perfil ser capaz de prevêr o futuro partindo de vários cenários possíveis que o contexto ou os contextos da realidade actual do país dita (m).

Os desafios do desenvolvimento e de restruturação de Estado implica uma análise objetiva através da leitura da cartografia do perfil económico e sóciopolitico da Guiné-Bissau para impulsionar junto ao Governo a construção da paz que é, antes de tudo, um processo de redução das desigualdades e de aumento de oportunidades equitáveis. A criação da riqueza torna-se um resultado imprescendível a obter pois sustentará as magnas reformas do Estado, condição sine qua non para reduzir a pobreza e alcançar a Unidade e a Concórdia Nacional. O percurso do Presidente é sem duvida um elemento de muito valia e decisivo para o caso da Guiné-Bissau.

Ousemos a comparação entre o percurso do Paulo Gomes e o de Ban Ki-Moon, actual Secrétario Geral das Nações-Unidas para provar que Paulo Gomes é o homem certo para a Guiné-Bissau.

Convido os outros candidatos a comparar os seus percursos com pessoas de referência internacional, já que na Guiné queremos todos ir para a qualidade.



Paulo Gomes
Ban Ki-Moon
Nacionalidade
Guineense
Sul Coreano
Idade
51
70
Diplomas obtidos
- Licenciatura em Comércio Internacional na Instituto de Relações Internacionais em Paris
- Pós graduação em Administração Publica na Universidade de Kennedy School of Government de Harvard nos Estados Unidos
- Licenciatura de Direito Internacional na faculdade de Séoul
-Pós graduação em Administração Publica na Universidade de Kennedy School of Government de Harvard nos Estados Unidos
Area
de competência
Economia Pública e Privada
Investimentos e transformação de Estado
Diplomacia
Funções ocupadas
-Diretor Executivo no Banco Mundial ocupando de 25 Países Africanos;
-Diretor da Planificação e da Dívida Pública no Ministerio das Finanças
-Conselheiro Principal do Ministro das Finanças.
- Ministro dos Negócios Estrangeiros;
- Conselheiro do Presidente da República na área da Diplomacia,
-Vice-Ministro encaregue da Planificação economica.
Função actual
Candidato ás Eleições Presidencias
Secretário Geral das Nações Unidas
Linguas faladas

Creolo, Português, Francês e Inglês
Coreano, Inglês e Francês

Não tenhamos dúvidas.

É comparação i pa Guineense odja kuma, ku Paulo GOMES, nó ka na burgunho na Mundo. Nó Pintcha

Pedro Té