quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ÚLTIMA HORA: ANTÓNIO ALY SILVA, JORNALISTA E DONO DO BLOG DITADURA DE CONSENSO QUER REGRESSAR A SUA PÁRTIA E JÁ DIRIGIU UMA CARTA A LGDH MANIFESTANDO ESTE DESEJO, PEDINDO LOBY DESTA ORGANIZAÇÃO PARA FAZER VALER A SUA INTENÇÃO


Exmo. Sr.

Luís Vaz Martins

Presidente da Liga Guineense dos DH

Praia, Cabo-Verde, Fevereiro de 2014

 ASSUNTO: Regresso ao país do cidadão Aly Silva

Exmo. Sr. Luís Vaz Martins,

Desde Outubro de 2012 que abandonei o meu país em virtude de ameaças contra a minha vida, isto depois de, na sequência do golpe se Estado de 12 de Abril de 2012, ter sido espancado, detido e desapossado de todos os meus materiais de trabalho, sem que alguma vez alguém tivesse sido responsabilizado pelas violações dos meus direitos de cidadão e de jornalista profissional.

Desde a minha recambolesca fuga, já vivi em Dakar – onde cheguei a ser perseguido. Depois fui para Lisboa e finalmente vim para Cabo-Verde, onde resido desde há quatro meses, com todas as dificuldades inerentes a quem é obrigado a viver fora do seu país – o exílio não é, decididamente, Pártia que convém a ninguém.

Sr. Presidente,

Sirvo-me da presente carta de manifesto de intenção para solicitar os bons ofícios da insuspeita organização que V. Excia dirige – a LGDH, a fim de interceptar junto das demais organizações e parceiros bi e multi-laterais da Guiné-Bissau , a saber:

ONU, UE, UA, CPLP, CEDEAO, para além das autoridades de facto da Guiné-Bissau – ANP e todos os grupos parlamentares, a Procuradoria-Geral da República – a fim de sensibiliza-los para a iminência do meu regresso à Guiné-Bissau, a minha pátria.

Muito me sensibilizaria se a LGDH fizesse chegar este meu apelo a toda a imprensa nacional, ao povo da Guiné-Bissau, e faça chegar uma cópia junto de cada uma das organizações supracitadas.

Sem mais de momento, queira aceitar Sr. Presidente os protestos da mais elevada estima e votos de prosperidade na senda do progresso da LGDH contra os tipos de violações dos direitos dos cidadãos da República da Guiné-Bissau.

 Sou com consideração,

António Aly Silva / Jornalista