quinta-feira, 12 de março de 2015

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU CONFIANTE NA MESA REDONDA

O ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau manifestou, segunda-feira, estar confiante no sucesso da reunião internacional de doadores que se realiza no próximo dia 25 em Bruxelas, com apoio da União Europeia, informou a Agência de Notícias da Guiné Bissau.

O ministro Geraldo Martins admitiu, no entanto, que a mesa redonda, por si só, não irá resolver “todos os problemas do país.”

Geraldo Martins disse que os “pilares fundamentais” do Documento Estratégico que será apresentado na conferência internacional são a governação, a infra-estruturação, industrialização agrícola e os desenvolvimentos urbano e humano e, ainda, a biodiversidade.

O objectivo do encontro, prosseguiu o ministro, é a mobilização de fundos com vista a financiar projectos que possam gerar riqueza e emprego, para que a Guiné-Bissau, no futuro e com recursos próprios, venha a financiar os seus projectos.

Geraldo Martins advertiu que o país não tem condições para autofinanciar o seu processo de desenvolvimento e citou, como exemplo, o Orçamento Geral de Estado de 2015, no valor de 148 mil milhões de Francos CFA, dos quais o país apenas conta 63 mil milhões como receitas internas.
Este facto, segundo o ministro das Finanças, ilustra a “alta dependência” da Guiné-Bissau da ajuda externa. (Macauhub/GW)