segunda-feira, 30 de março de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA: MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL



A Guine- Bissau através do seu Governo, sob liderança do seu Primeiro-ministro Eng.º Domingos Simões Pereira, com apoio e solidariedade de toda a nação guineense, em especial, os órgãos da soberania do Estado, ao seu mais alto nível, a saber, Suas Excelências Presidente da Republica, Drº José Mário Vaz, e Presidente da Assembleia Nacional Popular, Eng. Cipriano Cassama, organizou e teve lugar com sucesso a mesa redonda de Bruxelas no dia 25 de Março de corrente ano.

A Conferência teve lugar num momento importante e decisivo, em que a Guiné-Bissau se dirige para um novo caminho de paz, reconciliação e desenvolvimento, após anos de fragilidade e instabilidade política.

A acão que antecedeu a realização da conferência foi bem preparada pelo Governo, envolvendo todas as forças vivas da nação, partidos políticos, sociedade civil em geral (Sindicatos, ONGs, Confeções Religiosas, etc.), os principais parceiros bi e multilaterais de cooperação. Igualmente as organizações da sociedade civil foram convidadas pelo governo a participar na reunião da mesa redonda de Bruxelas.

A visão de desenvolvimento político e económico da Guiné-Bissau que o Governo apresentou aos parceiros na conferência internacional sobre a Guiné-Bissau, foram claramente articulados tanto a aspiração como os planos específicos necessários para a Guiné-Bissau retomar a senda do desenvolvimento económico, social, político e criação de bem-estar das populações.

Os guineenses de toda a franja, tanto os que estão no país, bem como os que se encontram na diáspora em geral sentiram orgulhosos e regozijaram com grande sucesso dos resultados obtidos na mesa redonda de Bruxelas tendo  obtidos mais de mil milhões de euros de apoios prometidos pela comunidade internacional.



Assim, tendo em conta ao exposto e, o grande significado que os resultados desta mesa redonda vai ter para o país, a direção do Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, delibera o seguinte:

1.     Exortar os titulares dos órgãos da soberania, maior cooperação, colaboração institucional e diálogo, por forma, a garantirem a estabilidade político-constitucional, porque só assim é que podemos assegurar a confiança da comunidade internacional a poderem desbloquear os fundos prometidos;

2.   Felicitar o Governo através do seu Primeiro-ministro pelo excelente resultado obtidos na mesa redonda de Bruxelas;

3.     Exortar ao governo no sentido continuar o seu esforço em trabalhar para os alicerces de uma estabilidade e reconciliação duráveis, na consolidação da democracia, do estado de direito, da retoma económica e da redução da pobreza.

4.   Apelar o estabelecimento de um programa operacional adicional ao Plano estratégico e Operacional com fundo especifico as missões eventuais de seguimento, monitoria e avaliação dos projectos e programas de implementação dos resultados da mesa redonda de Bruxelas; e

5.   O Movimento da Sociedade Civil espera que desta vez haja um andamento mais rápido possível concretização das promessas assumidos por parte da comunidade internacional na conferência de doadores de financiamento dos projetos, num total de 1,8 mil milhões de dólares, entre 2015 e 2025.

Bissau, 30 de Março de 2015.
A Direção do Movimento,


Jorge Gomes
Presidente