segunda-feira, 23 de março de 2015

GOVERNO QUER ANGARIAR 427 MILHÕES DE EUROS PARA PROJETOS PRIORITÁRIOS

A Guiné-Bissau pretende angariar na próxima quarta-feira 427 milhões de euros para projetos prioritários a serem desenvolvidos no país. Este valor diz respeito à documentação que o Governo guineense vai colocar em discussão em reunião com parceiros internacionais, que vai decorrer em Bruxelas.

O encontro é promovido pelo executivo eleito em 2014, que procura reconstruir o país lusófono após quatro décadas de golpes de Estado e instabilidade, o último dos quais em 2012.

O Governo, liderado por Domingos Simões Pereira e o Presidente da República José Mário Vaz, vai apresentar o plano operacional 2015-2020 com o objetivo de angariar financiamento para 100 projetos no valor de 427 milhões de euros.

Caso seja necessário apresentar uma seleção mais restrita, o documento destaca ainda 71 iniciativas no valor de 221 milhões de euros que «têm imperativamente que ser financiadas» por serem «pedras basilares» do país que se pretende edificar, realça o documento.

Esta primeira vaga inclui iniciativas para o período 2015-2016, com «prioridade para projetos ligados à Defesa, Justiça e reconciliação nacional» - como é o caso do fundo de pensões para militares -, considerados fundamentais para «virar a página» na história do país, acrescenta o plano.

Fonte: A Bola