África : As entregas invulgares da DHL em 2014
A DHL está constantemente a explorar novos métodos de entrega inovadores
CAPE-TOWN, South-Africa, January 30, 2015/ -- Em 2014, a DHL Express (http://www.dpdhl.com)
teve a oportunidade de testar não só a sua rede de transportes global
com algumas entregas invulgares e não tradicionais, mas também a sua
capacidade inovadora com vista a superar potenciais atrasos nas
entregas.
Oliver
Facey, Vice-presidente de Operações da DHL Express da África
Subsariana, refere que alguns dos pedidos de entregas mais invulgares
recebidos em 2014 variaram entre o pedido semanal, de um cliente sediado
na África Oriental, para a entrega de caril proveniente do seu
restaurante favorito na Europa e uma entrega que valeu uma medalha de
ouro a um atleta da África do Sul.
Em
agosto de 2014, o atleta de salto com vara da África do Sul, Cheyne
Rahme, apercebeu-se de que não podia fazer o check-in da respetiva vara
com 6 metros no voo com destino a Marrocos para a 19a edição do
Campeonato Africano de Atletismo – apenas quatro dias antes da data em
que estava previsto competir. A DHL conseguiu entregar a vara no local
da competição, a apenas algumas horas de Rahme competir e acabar por
ganhar uma medalha de ouro.
A
DHL também transportou dois pandas gigantes mais de 8000 quilómetros
entre a China e a Bélgica, em 2014. Num avião de carga Boeing 767 da DHL
fretado exclusivamente para o efeito, os dois pandas com quatro anos de
idade voaram acompanhados por uma equipa de tratadores, um médico
veterinário e um abundante abastecimento de 100 quilos de bambu. De modo
similar, em 2013, a DHL ajudou à transferência de três rinocerontes
negros em vias de extinção para diferentes continentes e de nove gorilas
do Reino Unido para o Gabão.
Facey
refere que a atitude otimista e determinada dos funcionários da DHL e o
seu empenho em melhorar continuamente o desempenho levou a empresa a
adaptar os métodos de entrega atuais de modo a prevenir atrasos
desnecessários. “Apesar de sermos um negócio de transporte expresso e de
utilizarmos o transporte aéreo como a principal forma de transporte, os
engarrafamentos, o trânsito e as más condições climáticas podem
provocar atrasos na recolha e entrega de encomendas em determinados
países, pelo que desenvolvemos meios de transporte alternativos e
inovadores.”
Por
exemplo, em Lagos, na Nigéria, a empresa tem conseguido neutralizar
estes atrasos. “Após um longo período de negociações com as autoridades
marítimas da Nigéria, foi concedida autorização à DHL Nigeria para
circular um barco, para fins comerciais, entre a parte continental de
Lagos e Victoria Island. Esta viagem demora 18 minutos e permite-nos
evitar o percurso de três horas que enfrentávamos anteriormente”,
acrescentou Facey.
Outras
soluções de entrega que nos permitem poupar tempo incluem a utilização
de bicicletas elétricas em Itália e de helicópteros em Nova Iorque, Los
Angeles e Londres, bem como a utilização de esquis pelos mensageiros em
zonas da Alemanha com queda de neve abundante.
Facey
acrescenta que a DHL também opera com um barco nos canais de
Amesterdão, o qual funciona como um centro de serviços totalmente
operacional e a partir do qual são despachados mensageiros em bicicleta
para entregar as encomendas. “Como a líder mundial em serviços
internacionais de entregas expresso, a DHL está constantemente a
explorar novos métodos de entrega inovadores para se adaptar ao mundo em
constante mudança e assegurar melhor qualidade de serviço”, conclui
Facey.