terça-feira, 12 de março de 2013

BANCO DA AFRICA OCIDENTAL ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO



O Ministério Público está a investigar o Banco da África Ocidental (BAO) em Bissau, no âmbito de um caso que envolve 9,1 milhões de euros, que a Procuradoria-geral da república diz terem desaparecido.

Fonte do Ministério Público confirmou que estão a ser feitas investigações desde ontem no banco por causa do dinheiro, que terá sido disponibilizado por Angola a favor do Governo guineense mas que não terá entrado nos cofres do Estado.

A fonte acrescentou que o natural seria o dinheiro ter entrado no país via BECEAO, Banco Central dos Estados da África Ocidental, o que não aconteceu. "Pode haver um caso de abuso de poder, ou branqueamento de capitais", disse a fonte.

No mês passado, o antigo ministro das Finanças da José Mário Vaz foi ouvido pelo Ministério Público e chegou a estar detido três dias no âmbito da investigação ao paradeiro desse dinheiro. Está proibido de sair do país sem autorização.

Na semana passada, o antigo ministro apresentou a candidatura a líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o partido mais votado nas eleições legislativas de 2008 e que tem congresso marcado para maio próximo e negou todas as acusações que impendem contra ele.