quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MOÇAMBIQUE: FUTURO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NYUSI REVELA TER SIDO EDUCADO PELA MÃE DA PRIMEIRA-DAMA, ESPOSA DO ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ARMANDO GUEBUSA.



O candidato presidencial, Filipe Nyusi, revelou Segunda-feira em Macate, província central de Manica, que a Primeira-Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, foi sua professora na antiga escola da Frelimo em Tunduro, na Tanzânia, onde este partido, na altura Frente de Libertação, tinha umas das suas principais bases em que treinava novos guerrilheiros para lutar contra os colonialistas portugueses.

Nyusi fez esta revelação quando apresentava a Dona Beatriz, tratando a de vovó Beatriz, mãe de Maria da Luz Dai Guebuza, a dezenas de milhares de pessoas que acorreram a mais um comício inserido na sua campanha eleitoral, vincando o quão ambas jogaram um papel determinante na formação do seu carácter pessoal e moldagem do seu amor e empenho aos estudos logo nos seus primeiros anos da vida. 

Como sabem, eu nasci no campo e sou filho de camponeses como a maioria de vocês aqui. Foi a vovô Beatriz e sua filha que incutiram em mim o amor aos estudos, disse.
Nós as pessoas somos o produto das nossas mães. É graças à sua bênção que nos tornamos pessoas com dignidade. Eu próprio sou o que sou hoje graças àquelas mães como vocês aqui, que me educaram bem e me ensinaram a valorizar a vida. Vocês têm a oportunidade de conhecer hoje uma das mães que fez muito para que eu tivesse um crescimento responsável e me tornasse no homem que sou hoje. Essa mãe está aqui connosco e é a mãe da nossa Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, que vocês conhecem muito bem. Falo desta vovô Beatriz que aqui vos apresento. Ela foi quem me educou muito bem lá em Tunduro, onde eu estudei. Era muito exigente. Ficava sempre a vigiar nos para que não nos perdêssemos, assim falou Nyusi na apresentação da também sogra do Presidente Guebuza, tendo muitos ficado surpreendidos pela sua jovialidade e firmeza, dado que não se apoia a nenhuma bengala.
 
Prosseguindo, sob o olhar curioso dos presentes que viam, alguns pela primeira vez, quem trouxe à luz do dia a primeira-dama moçambicana muito respeitada devido ao seu empenho no apoio aos mais desfavorecidos, Nyusi disse que a D. Beatriz não se preocupou apenas pelos seus filhos, mas por todas as crianças e jovens que viviam nos campos de refugiados da Frelimo.
Ela estava sempre de olhos postos em nós para que não nos metêssemos em caminhos errados, destacou, adiantando que ela fazia isso, apesar de que tinha os seus próprios filhos, incluindo Maria da Luz Dai.

Ele revelou que a vovó Beatriz tem mais filhos, tendo mencionado um tal Roberto que disse ser piloto e que até tem pilotado os aviões da LAM que escalam Manica. Mesmo assim, ela se subdividia para cuidar de nós outros também, disse Nyusi, visivelmente emocionado, porque, confessou, estou a matar saudades dela porque não a via passava já muito tempo.
Nyusi disse que o carácter rigoroso da D. Beatriz passou à sua filha, agora Primeira-Dama.
 
Ela também não nos deixava que nos desviássemos dos estudos. Como não havia energia lá em Tunduro, a noite ela pegava numa lanterna e andava a ver se estávamos ou não a rever as matérias. E nós não nos dávamos ao luxo de não estudar, porque tinhamos muito medo que nos apanhasse sem estudar. Ela era muito exigente e por isso mesmo acabou forjando em nós o hábito de estudar seriamente, revelou Nyusi, vincando que é assim que as mães nos incutem os bons valores nos nossos primeiros anos de vida. Sem elas, não somos nada na vida, afirmou Filipe Nyusi.

Moçambique vai as eleições presidenciais no dia 15 de Outubro corrente.

Por: Gustavo Mavie, da AIM, em Macate/Moçambique