quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OPINIÃO: AO PRESIDENTE DA REPUBLICA E AO PRIMEIRO MINISTRO DA GUINE-BISSAU



O desenvolvimento economico coresponde a uma evolução positiva nas mudanças estruturais duma zona geografica e da populaçao. Essas mudanças manifestão-se atravez do enrequicemento e da melhora das condições de vida da população via o aumento da produção, a gestão otimal dos bems individual e pùblico, assim como dos serviços e das oportunidades criadas.


Seja José Mario Vaz, Presidente da Repùblica, seja Domingos Simões Pereira, Primeiro Ministro, não devem perder de vista que o mandato que receberam do Povo é apena um componente da legalidade para exercer o delegação do poder em nome do Povo e para o Povo.


A legitimidade de qualquer que seja o poder reside na capacidade dos governantes a melhorar as condições de vida no dia a dia da população :
  • acesso a alimentação, « Saco di feira di mindjer ka dibi lebi »;
  • acesso a saùde , « minino ka pudi fica mandinti na morança » ;
  • acesso a educação, « minino ka pudi sinta na caça i ka bai sina » ;
  • acesso a agua potavel, « iagu ku minino na bibi ka pudi fassil bariga kuri » ;
  • acesso a energia, « mininus dibi para grita luz bai-luz bim » ;
  • acesso a segurança, « mamé ka pudi panta i corda di noti na punta i ké mas? ».


Essas são condições indispensaveis para dar esperança e sair desta spiral de fatalidade que conhece a Guiné.


Os responsaveis politicos devem recordar que foram tambem eleito para dar esperança e concretisar esperança. No casa da Guiné o desafio é inventar um modelo economico e social que funciona de modo abrangente e inclusivo.


Até agora todos os atos dados pelos dois protagonistas do Executivo Guineense, são atos que demostram que os erros do passado estão a ser repetidos : querela de posicionamento para o controlo do PAIGC, primeiro ato para manter-se no poder.

As nomeaçaos dos membros do Governo, assim como dos Concelheiros do Presidente da Repùblica convergem neste sentido. Ora é de notoriedade pùblica em Bissau e no estrangeiro que muitos membros do atual elenco governemental e da assessoria do Presidente da Repùblica nao sao esento de interogação no plano da competência, da probidade e da ética.


Que fica bem claro a José Mario Vaz e ao Domingo Simões Pereira, o verdadeiro inimigo da sociedade guineense, é a pobreza que deve desaparecer.
Como acaber com a pobreza?
É só criando riqueza atravez da modernização do aparelho produtivo sustentado pelo um quadro macroeconomica saneado e uma repartição equitativa dos frutos do crescimento, pedra angular do processo de reconciliação e da semente da Nação guineense em construção.


O fracaço duma economia na melhoria das condições de vida da população, é a falhança do modelo societal no seu todo. Hoje as performancias economicas condicionam a liderança e a legitimidade dos dirigentes.




Pedro Té.