quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ÚLTIMA HORA: BURKINA FASO VIVE MOMENTOS DE TENSÃO POLÍTICA:

Perante a onda de confrontos nas ruas, que causou já vários mortos, o presidente do Burkina-Faso anunciou que abandona o projeto de revisão constitucional.

Este projeto estava na base dos confrontos. Se fosse aprovado, permitiria ao presidente Blaise Compaoré disputar mais um mandato. Compaoré está no poder há 26 anos.

A medida foi anunciada na televisão (embora sem imagem, já que a estação estatal tinha sido vandalizada), mas só muito dificilmente vai conseguiu conter a ira da população, que quer o fim do poder de Compaoré.

Esta quarta-feira foi um dia particularmente violento. Antes de cercarem o palácio presidencial, os manifestantes tomaram de assalto o parlamento e saquearam a sede da televisão estatal.

Os confrontos centram-se na capital, Ouagadougou, mas estenderam-se já à segunda cidade do país, Bobo Dioulasso, onde a câmara municipal e a sede do partido do governo foram incendiadas.

Depois de tomar o poder por golpe de Estado em 1987, Compaoré foi eleito quatro vezes. A atual constituição estabelece um limite de dois mandatos presidenciais.

Noticias ainda não confirmadas, mas já avançadas por muitos canais de informação, dão conta de uma possível detenção do Presidente Compaoré quando tentava fugir do país e, também de que os manifestantes teriam incendiado a sede parlamentar.