sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

OPINIÃO: AVANÇAR O PROFISSIONALISMO MILITAR EM ÁFRICA

Caros Colegas,

Preocupações com profissionalismo militar fraco é um factor comum nas análises do contexto da segurança em África hoje. Forças armadas colapsam na face de pressão crescente de forças irregulares, a corrupção que tem destruído por dentro forças que eram robustas, alianças étnicas que superam os compromissos ao Estado, vendas de materiais militares a insurgentes, involvimento de forças armadas no tráfico de estupefacientes e animals selvagens, tal como a liderança militar politizada estão entre as histórias normais que emergem de estas análises.

No mais recente Resumo de Segurança de África, "Avançar o Profissionalismo Militar em Africa" o Coronel (ref.) Emile Ouédraogo explora as causas dos desafíos persistentes com que o profissionalismo de muitas forças armadas africanas se depara. Usando a sua experiência como membro de parlamento, ministro, académico, soldado de manutenção de paz e soldado, o Coronel. Ouédraogo realça os desincentivos ao profissionalismo que tem moldado muitas das forças armadas africanas. Isto tem resultado em ambiguidade sobre missões, prioridades, e a fiscalização de forças armadas africanas. Talvez mais prejudicial tem sido o papel contraditório que se tem desenvolvido entre muitas forças armadas africanas e os seus cidadãos.

O Coronel Ouédraogo argumenta que tais fins não são inevitáveis. Algumas forças armadas africanas têm demonstrado níveis louváveis de profissionalismo. Fazê-lo no standard, no entanto, requerirá uma mudança radical com práticas anteriores. Maiores investimentos na reorientação do mandato de forças armadas, despolitizar o ambiente em que as mesma operam, reinforçar mecanismos de fiscalização e cultivar uma fundação ética mais forte dentro da cultura militar serão necessários. (Carregue aqui para aceder o Resumo.)

 
Os Trabalhos de Pesquisa de CEEA apresentam análise aplicadas, com o fim de conseguir um melhor entendimento dos desafios da segurança em África.

As versões em Inglês e Francês já se encontram no website, e estes, tal como os publicações passados, podem-se encontrar aqui: http://africacenter.org/security/acss-publications/ 

 
Como sempre, agradecemos o vosso feedback.
 
Joseph Siegle, Ph.D.
Director of Research
Africa Center for Strategic Studies
National Defense University
300 5th Avenue, SW, Bldg. 21, Ft. McNair
Washington, D.C. 20319-5066

www.africacenter.org