sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DEBATE: GOVERNO & EMPRESÁRIOS QUEM TEM RAZÃO SOBRE BISSAULINK

Bom Dia,
Sou um leitor do vosso blog. Somos uma empresa importador de productos congelados.
(Afripeche Lda) Tenho algumas palavras a dizer sobre a funcionamento da empresa BissauLink
que são importantes: No mês de Outubro do ano passado foi a primeira vez que fomos obrigados
a passar pela BISSAULINK, os documento (B/L, cert origem cert sanitário, factura) foi apresentada, depois de 3-4 dias recebemos o certificado de avaliação (que jà é um atraso enorme quem trabalha
com contentores frigorificos, como a APGB não tem luz electrica para a ligação dos contentores de frio
no porto, e mesmo se o contentor ficar um dia sem ser ligado a electricidade começa perder a sua temperatura) O atraso da emissão de certificado de avaliação é um probléma (menor) da Bissau Link.

O problema mais grande desta empresa, é que fazem uma avaliação do valor da mercadoria segundo (quem sabe) baseando em informações encontradas na internet? O despacho do nosso contentor ficou mais caro com 2.108.000 FCFA e ao mesmo tempo havia uma outra empresa importadora que pagou apx 500.000 a mais para o despacho de 3 contentores de frio. A desigualdade do avaliação é enorme. E assim uma empresa fica mais prejudicada que a outra. A forma de avaliar as mercadorias que são do mesmo tipo (apenas de origem diferente) prejudica as empresas, contráriamente do sistema aduaneiro em vigor no pais (sydonia++) que tem os preços de referencia (preço médio do producto) para cada producto, assim todas as pessoas pagam a mesma tarifa aduaneira. (É por isso que todas as empresas / comerciantes reclamam) Se o governo quer aumentar as taxas de importação pela aumento do valor do producto, deveria aumentar os preços no sistema aduaneiro nas alfândegas e não fazer avaliações de qualquer tipo pela empresa BissauLink...

Sobre impostos: As empresas grandes pagam todos os seus impostos, não é possível escapar do pagamento dos impostos (na DGA e na DGCI) como estas empresas tem um sede (para que as finanças possa fiscalizar quando quiser) e o registo de importação fica guardado no sistema aduaneiro que pode ser consultado quando for necesário pelas Finanças.

O problema maior de pagamento dos impostos penso que tem a ver com as pequenas e medias empresas, p.e. situados mercado de bandim, onde muitos comerciantes nunca ouviram falar de IGV, etc, as mercadorias entram via terreste / maritima sem passar pela alfândega. Fiscalizar pelas finanças é impossivel como muitas não tem sede fixo e não existem documentos de importação / facturas de venda, etc., Para melhor organizar um mercado novo e organizado deveria ser construído no local do mercado de bandim, e assim as finanças teriam uma melhor controlo das entradas de receitas dos impostos. Imposto deve ser pago por todos.

Com os melhores cumprimentos

Gabor