quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

LUANDA E BISSAU REFORÇAM A COOPERAÇÃO

Os Governos de Angola e da Guiné-Bissau deram início terça-feira, 24/02, ao reforço da cooperação bilateral, interrompidas devido à crise política e militar que se instalou há anos naquele país.

As delegações chefiadas pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Georges Chikoti e Mário Lopes Rosa, respectivamente, estiveram reunidas na sede da representação da diplomacia angolana, onde deram início as conversações.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Mário Lopes Rosa, disse que o seu país quer retomar o bom ambiente de relações com angola.

“Nós sabemos que os problemas em si não são tão fáceis, mas a verdade é que, Angola sempre esteve ao lado da Guiné-Bissau, nos momentos mais difíceis e sempre demonstrou o que pode fazer em relação ao povo da Guiné- Bissau. A nossa pretensão é retomarmos a nossa a cooperação com Angola”, afirmou.

Mário Lopes Rosa aproveitou a ocasião para formalizar o convite para a participação de Angola, na Conferencia de Doadores para o seu país, que será realizada a 25 de Março, em Bruxelas.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse que Angola mantém o interesse em contribuir para a estabilização e o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
“Vamos continuar a manter as excelentes relações de amizade e cooperação e contribuir no quadro bilateral e multilateral para a segurança, estabilidade, consolidação do Estado de Direito e Democrático e desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

De acordo com Georges Chikoti, “a conferência de Doadores da Guiné-Bissau, agendada para o dia 25 de Março, em Bruxelas”, será mais uma ocasião para Angola e os demais países reiterarem o seu compromisso para a estabilidade e o desenvolvimento na República da Guiné-Bissau”.