sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

RECEITAS FISCAIS DA GUINÉ-BISSAU EM 2014 EXCEDEM PREVISÕES

As receitas fiscais da Guiné-Bissau em 2014 excederam as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse quarta-feira em Bissau Félix Fischer, chefe de uma missão daquela organização, que mencionou um crescimento homólogo de 60%.

O ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, disse na ocasião que a previsão apontava para um aumento de 40% da receita fiscal e acrescentou que “esse número foi superado, o que traz vantagens para a Guiné-Bissau.”

“Com estas receitas, [o Estado] liquidou os atrasados de dívida externa, o que é importante porque abre caminho para novos financiamentos dessas organizações, que, em alguns casos, já tinham fechado as portas à Guiné-Bissau durante vários anos”, referiu, citado pela agência noticiosa Lusa.

A avaliação positiva do FMI surge pouco tempo antes na mesa redonda de doadores, promovida pelo Governo da Guiné-Bissau, para o próximo dia 25 de Março, em Bruxelas.

A missão, que quinta-feira terminou a visita a Bissau, serviu para apreciar a situação do país depois de em Novembro ter recebido um empréstimo do FMI.

Até final do primeiro semestre, uma nova missão deve deslocar-se à Guiné-Bissau para preparar um plano de financiamento distribuído por vários anos.

(Macauhub/GW)