segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GICJU, RENLUV & SNV



Intervenção do Eng.º Amadi Coulibaly – Representante da SNV

Segunda-feira, 21 de Outubro, 2013


-          Sua Excelência, representante do Sr. Ministro da Justiça

-          Sua Excelência Sr. Juliano Fernandes, Coordenador do Gabinete de Informação e Consulta Jurídica

-          Excelentíssima Srª Aissatu Indjai Presidente Executiva da RENLUV

-          Distintos Convidados

É com prazer que eu faço uso da palavra para realçar a importância que a SNV atribui a este encontro.

O encontro de hoje faz parte da formalização da parceria entre o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica com a RENLUV e a SNV através da assinatura de um Protocolo de Colaboração para o benefício dos utentes do sistema judiciário com particular atenção as mulheres. Na verdade, a importância desta temática torna-se ainda mais evidente num contexto onde a sociedade recorre cada vez mais a justiça para uma melhor governação das nossas comunidades.

       Tenho certeza de que a implementação deste protocolo vai contribuir para a prevenção e gestão de conflitos e a redução da violência baseada no género. Este acordo centra-se na capacitação dos atores judiciais na temática do género, na partilha de informações sobre questões ligadas aos casos de violência baseada no género, na assistência jurídica às vítimas de violência, na criação de parcerias e na mobilização de recursos. Pelo que contamos com a sua disponibilidade e empenho para uma parceria frutífera em benefício da melhoria do acesso das mulheres a justiça.

Gostaria de concluir, relembrando que a SNV, Organização Holandesa de Desenvolvimento, fundada em 1965, atua em 38 países na África, Ásia, América Latina e nos Balcãs. Na África Ocidental e África Central, SNV está presente em nove países, incluindo a Guiné-Bissau. SNV iniciou suas operações na Guiné- Bissau em 1979 e durante 34 anos, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do país, apoiando o Governo e a Sociedade Civil em tempos de paz bem como em tempo de angústia. Reitero a disponibilidade de SNV em continuar a apoiar o Governo e a Sociedade Civil em suas iniciativas de desenvolvimento.

Obrigado