terça-feira, 22 de outubro de 2013

OPINIÃO: ESTADOS GERAIS

Antes de mais permita-me cumprimenta-lo pela qualidade de análise que apresentou no seu artigo de 21/10 intitulado « Guiné-Bissau, País numa encruzilhada. Estados Gerais é Imperativo ».

Tendo em conta a situação em que se encontra a nossa terra, suponho que será sempre possível encontrar pessoas que não concordarão com a brilhante análise que fez da nossa situação.

Na minha modéstia opinião, não vale a pena prestar atenção à essas pessoas. Eu estou perfeitamente de acordo com a sua análise e acho que todos os Guineenses que sabem quanto é que é 2+2, não podem deixar de concordar consigo.

Permita-me no entanto uma observação. Fiquei bastante surpreendido como é que o autor de uma tal reflexão não encontra nenhuma outra solução para a nossa terra que não seja a realização dos Estados Gerais.

Estados Gerais ? Com que forças vivas da nação se fara esses Estados Gerais ?

As mesmas forças que são responsáveis pela situação catastrófica em que se encontra a Guiné ?

Parece-me evidente que desses Estados gerais não sairão nenhuma solução para a nossa terra.

Acredito que a solução permanente e a UNICA possível neste momento, é aquela que o Dr. Landim se refere  mas sem se aperceber .

Quando escreve :

« Para fazer face a estes complexos desafios de saída de marasmos, pressupõe se um acompanhamento permanente  e sistemático da Comunidade internacional

Essa é a UNICA solução para salvar a Guiné-Bissau.

E essa solução, o Movimento de Salvação Nacional de Guiné-Bissau, já lhe tínhamos indicado na petição que lançamos e na Carta que enviamos ao Dr. Ramos Horta.

Eis a Petição : : http://chn.ge/14EfFe7

A questão que gostaria então de colocar ao Dr Landim é a seguinte : Concorda com essa solução ? Se não concorda com ela, pode por favor indicar as razoes porque não concorda.


Com os melhores cumprimentos

Azibo Berta – Coordenador do Movimento de Salvação Nacional De Guiné-Bissau