quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ASSINALA-SE HOJE EM TODO O MUNDO, O DIA DA ALIMENTAÇÃO



Assinala-se hoje, 16 de outubro em todo o mundo, o dia da Alimentação, este ano sob o lema, “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição".  

O tema oficial, anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dá enfoque à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

De acordo com a FAO, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. 

Como seria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que é necessário mudar para seguirmos nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.

O dia 16 de outubro foi a data escolhida pois foi neste dia que, em 1945, foi criada a FAO, uma organização cujo objetivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.

No país, São-Domingos foi o local escolhido para assinalar a data.

No país a data é assinalada com relatos de muita fome no interior do país, tudo como resultado dos acontecimentos de 12 de abril de 2012 agravadas com as más campanhas de comercialização da castanha de cajú de 2012 e 2013 respectivamente. 

Agora só esperamos que esta data ajuda a reavivar os cérebros muito fechados dos nossos governantes sobre a situação da segurança alimentar no país.