Paulo Gomes, candidato às eleições presidências, insitiu sobre a necessidade da reformar o sistema educativo na Guiné para acabar com greves de professores e de alunos.
Segundo Paulo Gomes, a transformação económica da Guiné passa pela valorização do ensino que constitui o processo de base de formação, dos quadros que farão da Guiné, um país a caminho do desenvolvimento.
Paulo Gomes disse que reformar o sistema educativo passa pelo reforço das capacidades dos professores, pagamento atempadamente dos salarios, melhoria de condições sociais dos professores e dos alunos, criação de centros de pesquisas, de cidades universitárias, revisão dos conteudos das formações, adequação dos ensinos com o mercado de emprego nacional e regional.
Paulo Gomes alertou ainda, dizendo que a politica educativa de uma nação é uma preocupação muito seria e sensivel, que merece uma ampla concertação entre o Governo, os professores e os parceiros de desenvolvimento. Do sistema educativo depende o futuro do país e a capacidade dos recem formados a inserirem-se no processo da globalização.
Pedro Te