Se o Amilcar Cabral tivesse que votar para escolha do futuro Presidente da Repùblica, o seu voto iria para qual candidato ?
Do pouco que li de Amilcar Cabral, ele ia escolher o candidato que pode metódicamente pacificar a Guiné. Um candidato que acabaria com a pessima imagem da Guiné no mundo, um candidato cujo a pessoa pode ser exemplo para aa gerações vindoras dos guineenses. Neste sentido penso que Amilcar Cabral votaria para Paulo Gomes.
Se o Luis Cabral, primeiro Presidente da Guiné independente, tivesse que votar, qual é o candidato que mereceria o seu voto ? Sem falar dos tristes apectos da mandança do Luis Cabral, o Luis Cabral votaria para o candidato que pode retomar a sua obra de industrialização e de desenvolvimento do País. Assim sendo, o Luis Cabral votaria para Paulo Gomes.
Se o Nino Vieira, a pessoa que mais influênciou a vida politica na Guiné, de forma positiva como negativa, tivesse que votar, para quem ia votar o lendario e mitíco guerelheiro, que incarnou mais de que ninguem o nacionalismo guineense no PAIGC ? Nino Vieira, acabou por perceber que a competência é a verdadeira via para governar na paz e valorizar os sacrificios dos que deram as suas vidas para que a Guiné seja independente, ia votar em favor do Paulo Gomes.
Se o Bacai Sanha, um homem de paz, quer gostamos ou não dele, sempre favoreceu o dialogo para resoluçoes de problemas politicos, tivesse que votar, para quem ia votar Bacai Sanha ? O Bacai Sanha, com a sua vivência e o seu percurso politico aprendeu a conhecer as qualidades dos homems, votaria certamente em favor do Paulo Gomes.
Se o Kumba Yala, abandonasse a vida politica e tivesse que votar, para qual candidato o Kumba Yala, ator maior na cena politica guineense para a democratização e a liberdade politica na Guiné, nos anos 1990, altura em que fazer politica contra o PAIGC era sinonimo de morte, para quem ia votar o Kumba Yala ? O Kumba Yala ia votar para Paulo Gomes, dando assim ao seu partido o PRS, o tempo e a oportunidade de continuar a sua transformação qualitativa em curso para continuar a ser um partido de peso na cena politica nacional.
Se o Henrique Rosa, homem de Estado e marcado pelo catolicismo, tivesse que votar nas próximas eleições, qual é o candidato que obteria o seu voto ? Henrique Rosa votaria certamente para Paulo Gomes, por ser na configuração atual social e politica, o candidato que pode criar uma concordia nacional a volta da sua pessoa para projetar a Guiné e os guineenses para horizontes melhores.
Pedro Té