quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

OPINIÃO: O PAIGC PROVOU DO SEU PRÓPRIO VENENO

Hoje decidi escrever sobre algo fétido que se verifica entre a cáfila de políticos desnutridos de honestidade que infestam a democracia nacional. Lamentavelmente, ao longo da nossa história, os pinicos, quero dizer os políticos têm usado os grandes partidos para extraírem proveitos próprios.

O PAIGC o maior partido acabou de provar do seu próprio veneno...

Este partido tolera no seu seio um ninho de víboras, políticos sem escrúpulos, corruptos, traidores que ja estavam identificados mas que hoje deram a cara ou melhor assumiram pertencer a grupos de escumalhas dispostos a hipotecar a esperança do povo e o futuro da Nação guineense.

Os libertadores não têm outra solução a não ser atacar o sistema como um todo, desde o alicerce ao último andar. Por outras palavras, este grande partido tem uma boa oportunidade de fazer uma limpeza geral no seu seio. Afastar todos os militantes que não respeitam (Estatuto) as leis que orientam o partido de Cabral e aqueles que aproveitam da grandeza do PAIGC para tirarem seus proveitos pessoais.

PRS

O PRS tem-se comportado como um barco a vela que o vento move para onde quizer. Este partido autodenominado renovador, tem tido atitudes contraditórias, em estar num bando e logo depois no outro, querer partecipar em todos os governos inclusive os inconstitucionais e ao mesmo tempo estar na oposiçãoEstas atitudes não me parece ser fruto de uma reflexão mas sim de um cálculo que leva em conta uma mão cheia de oportunismo e a outra de interesses eleitorais. Agora, o mais grave é que os renovadores fazem um discurso bonito e, logo em seguida caem na mesma prática e armadilhas despolitizadas. Com frequência os atos deste partido pertencem mais a acrobacia do que a política. “Sangue-suga supra murdi”

Camaradas opositores, a verdade deixa de ser verdade quando surge a contradição e na boca de um mentiroso, o certo se tranforma em duvidoso!

Do ponto de vista da sociedade, essas posturas aventureiras e oportunistas não contribuem com o avanço do projeto nacional. Pois não é por acaso que na praça de Bissau, o PRS que vinha conquistando alguma simpatia dos guineenses, hoje é apelidado de Partido TOKA-TOKA. Os Kumbista ou Kumbaialistas têm que mudar de postura sob pena de eternizarem na oposição. O povo está atento com todas as suas manobras...

Presidente

Sempre posicionado como um boi paciente no jogo da sua política retrograda deinteresses e incessante fanatismo de “Djambakuss”, a espera de fracasso de causas para afirmar como Salvador da Pátria. Faz uso do poder que o seu partido (PAIGC) e o povo lhes confiou e das suas habilidades manipuladoras para tirar proveitos pessoais de diversas situações de instabilidade que ele mesmo provoca.

Tem usado argumentos falsos de autodefesa para "justificar" o seu distanciamento de princípios e valores. Sem alguma dose de vergonha na cara, este cidadão que alguns chamam de Presidente, transformou-se em figura "quixotesca", mártir das causas perdidas, incapaz de jogar habilmente com os azares da sorte. Deve ser afastado porque é o maior traidor e um perigo constante à Nação!

Caro Presidente, o senhor não é uma boa bússola para a orientação do país, muito menos motivo de orgulho para os guineenses. DEMITA-SE!

Traidores

Os traidores do (PAIGC) partido libertador, gananciosos, comandados pelo Presidente da Républica e o grupinho de corruptos, oportunistas que dirigem (PRS) a oposição, têm um nome: TRAIDORES DA PÁTRIA. São  (víboras) seres rastejantes da política guineense. O povo, que é vítima de todos os desmandos, deve pisá-los e arrebentá-los a cabeça e, isso dará sem dúvida uma sensação de prazer imenso à todos os bons filhos desta terra.

Povo  

Confesso que não entendo a passividade da sociadade civil e do povo guineense em geral perante uma série de abusos e desmandos. A Sociedade Civil que autrora atuava com dinamismo e firmeza hoje apresenta-se como um “Djambatutu” molhado a espera de triunfos de causas, para exibir-se como apóstolo delas, e até como mártir, ... Será que existe algo na mentalidade guineense que não propicia a revoltas sociais? Será que é o medo de represália? Será? Será que a sociedade guineense está corrompida até este ponto?

O guineense tem a fama de ser um povo pacífico mas, verdade se diga, ultimamente tem se verificado no país, atitudes próprias de cobardes que se escondem, sem levantar grandes suspeitas, na esperança de que o inimigo parta em retirada e os deixe sossegados. Caros irmãos, no mundo de cobardes não há lugar para a dignidade. O inimigo, até por uma questão de dignificação da sua própria vitória, nunca perdoa os cobardes.

Temos que ter cuidado porque os ABUTRES continuam de garras afiadas, prontos para saciarem até não restar o mais ínfimo pedaço de carne e quando nada mais resta, abandonarão as ossadas. É preferível, por uma questão de DIGNIDADE, empobrecer lutando que morrer cobardemente na esperança que um dia, o inimigo nos estenda a mão.

A Sociedade Civil Organizada “SCO” deve sacudir o capote, juntar o povo e, numa sóvoz gritar: BASTA! Basta a ditadura! Basta de abusos do poder do Presidente! Basta das manobras destabilizadoras do país! Basta de jogos sujos da oposição e de cidadãos mediucres! A SCO deve arrastar o povo, em massa, quer chova quer faça frio, horas, dias sem fim, e reivindicar aquilo que é um direito básico de um povo: Liberdade, Justiça e o bem estar.  

É que, se continuar assim, o desfecho será o empobrecimento contínuo do nosso país, ou seja, uma espécie de morte lenta até nada mais sobrar a não ser uma triste história para contar.

Há muito que que se espera uma reforma política que responda aos anseios de uma política séria e moderna. Nesta perspetiva, interessa dizer que a política guineense precisa de novos atores, com densa formação política e participação efetiva na construção de projetos estruturantes para, de fato, contribuir com o avanço do país, com a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos e com a melhoria cada vez mais da qualidade de vida do povo.

O guineense tem que aprender a amar intensamente o seu país!

Estou pronto a lutar POR UMA GUINÉ MELHOR...

Bem haja!

O. Silva.