Bissau, 31 dez (ANG) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares confirmou ontem que os grupos parlamentares do PAIGC e do PRS – as duas principais forças políticas do país, - estão em negociações com vista a aprovação do programa do Governo pelo Parlamento.
Malal Sané disse que a suposta manutenção ou queda do atual Governo será conhecido dentro em breve, assim que as duas bancadas parlamentares e as formações políticas com assento no Palácio Colinas de Boé concluirem as negociações.
Malal Sané fez esta declaração à margem de uma reunião especial do Conselho de ministros em que os membros do Governo apresentaram cumprimentos do novo ano ao chefe do Executivo, Carlos Correia.
O programa do Governo, segundo a mesa da ANP, foi chumbado no dia 23 de dezembro, por 56 abstenções de deputados maioritariamente do PRS e alguns do próprio PAIGC.
Agora, o PAIGC faz uma interpretação diferente dos resultados dessa votação por considerar que o programa foi aprovado pelos 45 votos sim e fundamentou que os votos de abstenção, a luz do regimento da ANP, não contam para o apuramento da maioria votante.
Se instalou assim uma polémica em torno dessa votação que divide a classe jurídica guineense.