quinta-feira, 30 de junho de 2016

REGISTO DE DADOS DOS ELEITORES COM RISCO DE SE ESTRAGAR

Bissau, 30 Jun 16 (ANG) – O Director de Serviços Estatísticos e Processos Eleitoral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),considerou hoje de preocupante o estado em que se encontra o banco de dados eleitoral, devido a falta de internet para manter actualizados os servidores informáticos daquela instituição.

Em entrevista exclusiva à ANG, Armando dos Santos explicou que desde o último recenseamento realizado para as eleições gerais de 2014, a sua instituição tem vindo a deparar-se com problemas de falta de internet, devido a falta de meios financeiros.

Aquele responsável frisou que a situação havia sido comunicada ao anterior Governo que tinha pago um mês de divida que o GTAPE contraiu junto a Empresa de Telecomunicações "Orange Bissau:, restando  dois meses por pagar, no  valor  de 800 mil francos CFA.

“Por causa desta divida com a Orange, ficamos sem serviços de internet, o que fez paralisar o servidor principal“, disse adiantando que no contrato rubricado entre as partes, a GTAPE devia disponibilizar, mensalmente, a Orange 400 mil francos CFA. O que não foi cumprida nos dois últimos meses.

“Não estamos a actualizar os dados devido a falta de internet e os vírus podem danificar os arquivos se não forem constantemente modernizados", advertiu Armando dos Santos que de seguida explicou que o servidor nunca deve ficar sem estar ligado a internet, pois de contrario, corre-se o risco de vir a fazer um novo trabalho de recenseamento de raiz, o que, obviamente, acaretara mais custos.

O Director dos Serviços Estatísticos e Processos Eleitoral do Gtape, disse o novo ministro da Administração territorial promete solucionar o problema.

Armando dos Santos exortou ao governo a dar mais atenção ao GTAPE, devido a sua importância no processo democrático do pais.