quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSURGE-SE CONTRA A INVASÃO DE MILITARES AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SEGUNDA-FEIRA PASSADA




ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR

CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

COMUNICADO À IMPRENSA

O Conselho Nacional de Comunicação Social, tendo tomado conhecimento através de alguns órgãos de informação dando conta da presença de alguns indivíduos nas instalações da RDN e Rádio Jovem com intuito de condicionar a difusão do registo sonoro referente a intervenção do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas durante os trabalhos do seminário sobre o papel dos órgãos de informação do Estado.

Preocupado com a situação, o Conselho Nacional de Comunicação Social enquanto entidade competente para velar pela liberdade de imprensa e o direito a informação, tomará as providências necessárias com vista a denunciar semelhantes práticas que configuram violação a liberdade de imprensa.

O Conselho reafirma o seu empenho em assegurar a independência e o livre exercício da atividade de imprensa e o direito a informação constitucionalmente consagrados.
Lembra a todos de que a liberdade de imprensa e direito a informação constituem direitos fundamentais cujo respeito e salvaguarda vincula a todas as entidades públicas e privadas sem exceção.

Exorta, por outro lado, aos titulares dos órgãos de Estado a absterem-se de praticar atos susceptíveis de obstaculizar o efetivo exercício da liberdade de imprensa.

Por fim, encoraja os órgãos de comunicação social e em particular os jornalistas a exercerem as suas funções com base nos critérios de rigor e profissionalismo.


Feito em Bissau, aos dias 2 dias do mês de Outubro de 2013

                                                           

                                                             O Presidente do CNCS
                                                     ---------------------------------------
                                               Ladislau Clemente Fernandes Embassa