quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RETALIAÇÃO OU MANUTENÇÃO DA ORDEM?

Ontem à niote, muitos Bairros de Bissau foram inundados com militares e agentes da Guarda Nacional.

Durante a operação que inicou depois das 23H00 e terminou madrugada dentro, muitos cidadãos nacionais e estrangeiros foram alvos de espancamento dos militares que estavam rigorosamente armados e de cara de pouco amigos.

Alguns colegas jornalistas, sobretudo da Rádio Pindgiguiti, não escaparam à fúria dos homens das fardas.

Informações indicam que até elementos ligados à Liga Guineense dos Direiros Humanos foram abordados e espancados.

Agora perguntamos, toda esta raiva, logo um dia depois de assinado um importante compromisso pela Paz, manutenção do Estado de Direito e não a viloência.

Iniciativa de Xanana Gusmão, Primeiro-Ministro de Timor Leste, que estava de visita de quatro dias e chamou todas as forças vivas da Nação (Militares, políticos e membros da Sociedade Civil) para assinarem uma trégua, promoverem o diálogo nacional, estabilidade, reconciliação e verem de agora em diante para o país e, não para questões pessoais e político-partidários.

Tudo isso, depois do Comissário Geral da Polícia da Ordem Pública, Brigadeiro General, Armando Nhaga ter ameaçado ultrapassar os limites legais e fazer chorar as famílias guineenses e o Ministério do interior, mandatado pelo Governo, ter proibido que nenhuma denúncia sobre rapto de crianças seja doravante feita na imprensa.

O "PN" convida mais uma vez a um debate sério sobre mais este episódio que assola a nossa capital e que visa cimentar ainda mais o clima de terror, de medo e ditadura que já nos foi imposta desde 12 de Abril de 2012.