Esta é uma questão que queria que os produtores deste tão importante BLOG pensassem, na medida em que, já estamos no final do ano e é neste período que as figuras do ano a terminar são conhecidas.
E desta vez, gostaria que o desafio fosse lançado em duas "FACES":
-- As figuras do Ano pela "POSITIVA" (As melhores figuras de 2013) e,
-- As figuras do ano pela NEGATIVA (As piores figuras de 2013).
E a votação deveria ser permitida em todas as instituições do país:
-- Presidência da República,
-- ANP,
-- STJ,
-- Membros do Governo de Transição,
-- PGR,
-- Tribunais,
-- Estado Maior General das Forças Armadas
-- Força de Defesa e Segurança,
-- Instituições Defensoras dos Direitos Humanos
-- Políticos
-- Movimento Nacional da Sociedade Civil
-- Imprensa,
-- Confecções Religiosas
-- Figuras da Cultura e Desportos etc... etc...
-- POVO
E aqui vai a minha opinião se me permitirem:
-- Serifo Nhamadjo ( Pior Figura do Ano 2013) por não ter conseguido travar a onda de violação dos direitos humanos e de corrupção durante e seu mandato.
-- Ibraima Sory Djaló, Presidente da ANP (Figura do ano pela POSITIVA) por ter conseguido apesar das contramarés, se posicionar em defesa dos mais elementares direitos do homem e na defesa dos guineenses.
-- Paulo Sanha, Presidente do STJ (Figura do ano pela NEGATIVA)
-- Rui Duarte Barros, PM de transição (Pior Figura do Ano pela NEGATIVA) por ser o maior corrupto e incompetente deste governo e sem-vergonha depois do vexame que passou com o CEMGFA e não colocar o seu cargo a disposição.
-- Nando Vaz (Pior Figura do Ano) por ser o pau mandado do Chefe da MAFIA deste processo de transição e maior ladrão que o país uma vez conheceu desde 1974.
-- Fernando Delfim da Silva (Figura do ano pela POSITIVA) por ser um homem de postura e digno de um verdadeiro filho da Guiné-Bissau.
-- Abdú Mané, PGR (Pior Figura do Ano) por ser um desastre, um perseguidor de bons filhos e um covarde que não conseguiu concluir um único inquérito em relação aos espancamentos de muitas figuras ante golpe de Abril de 2012.
-- CEMGFA (Figura do ano) por conseguir impor a sua força perante todo o país, desde a presidência a última instituição da República.
-- Luís Vaz Martins, presidente da LGDH (Figura do ano pela POSITIVA) por ser o único homem capaz de fazer face aos chacinadores da nossa democracia, da nossa liberdade e da nossa dignidade. Que "DEUS" o ABENÇOE e o proteja contra os inimigos!!!!!
-- Alberto Embunhe Nambeia, presidente do PRS (Figura do Ano pela POSITIVA) por ter sempre falado desde a sua vitória em Dezembro de 2012 na promoção da PAZ, União, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau.
-- Mov. Nac. Sociedade Civil ( no meio da pontuação) por não assumir de forma definida a sua posição perante os atropelos que acontecem no país.
-- UNTG e CGSI-GB (Figura do Ano pela POSITIVA) pela greve decretada em defesa dos servidores do Estado que estão a caminho de três meses sem salário.
-- Imprensa (Figura do ano pela POSITIVA) por estarem sempre ao lado do povo, não obstante as tempestades do processo de transição.
-- Padres, imâmes, Pastores e outros líderes religiosos (Figura do ano pela NEGATIVA) por não se posicionarem contra as perseguições, espancamentos e mortes durante este período de ditadura em que vivemos.
-- Masta TITO, músico (Figura do Ano pela POSITIVA) por ter sempre usado a sua voz e o seu estilo musical, cantando e denunciando os malfeitores e assassinos deste povo.
-- POVO da Guiné-Bissau (Figura do Ano pela POSITIVA) por ter sido sempre humilde como ordenou o nosso "SENHOR" e a espera que se faça JUSTIÇA pelo sofrimento, morte lenta, humilhação de que foi imposta pelos governantes e traidores da PÁTRIA.
Sou o vosso amigo e irmão:
DGTH./Suíça.