As políticas e a gestão eficazes do envolvimento dos funcionários podem fomentar a inovação
CAPE-TOWN, South-Africa, February 19, 2015/ -- O
envolvimento dos funcionários é um dos principais fatores no sucesso
das empresas no competitivo mercado atual. Vários estudos demonstram o
impacto positivo deste envolvimento no desempenho das empresas. Uma
pesquisa da Gallup, a empresa de consultadoria e avaliação de desempenho
global com sede nos EUA, descreve os funcionários envolvidos como
psicologicamente mais empenhados numa tarefa e mais passíveis de darem
um contributo positivo à organização.
Photo: http://www.photos.apo-opa.com/
A tese é apoiada por Lebo Tseladimitlwa, Vice-Presidente de Recursos Humanos na DHL Express da África Subsariana (http://www.dpdhl.com), que defende que as políticas e a gestão eficazes do envolvimento dos funcionários podem fomentar a inovação, a produtividade e os resultados financeiros, e devem ser utilizadas para superar as condições adversas do mercado.
A DHL recebeu recentemente o prémio Overseas Project of the Year (Projeto Estrangeiro do Ano) na entrega dos UK Employee Engagement Awards (Prémios de Envolvimento de Funcionários do Reino Unido), que reconhece empresas fora do Reino Unido que procuram inovar e colocar os funcionários no centro das operações. Tseladimitlwa diz que ter funcionários motivados como um dos principais pilares da estratégia global da DHL Express contribuiu para o reconhecimento da empresa.
Tseladimitlwa explica: “Sabemos que temos de fomentar uma cultura comum em 220 países e, por isso, criámos o programa de formação Especialistas Internacionais Certificados (CIS) para os nossos 3500 funcionários em África. Todos os funcionários em todos os países, desde o CEO Global até aos mensageiros, passaram por este programa de formação, reforçando assim as nossas competências fundamentais enquanto organização. Também promovemos várias iniciativas internas, tais como Semanas de Valorização dos Funcionários, prémios de Funcionário do Trimestre e Funcionário do Ano, além de um Inquérito de Opinião dos Funcionários promovido por um órgão independente, e pedimos aos funcionários que deem feedback em todas as áreas relacionadas com os seus níveis de satisfação e envolvimento. Dispomos de uma equipa operacional que analisa o feedback e implementa as medidas corretivas necessárias para que possamos fazer progressos significativos anualmente. Em 2009, o nosso nível de envolvimento dos funcionários era 57%, em 2014, atingimos os 80%. É verdade que tudo aquilo que é avaliável é alcançável.”
“Dispomos também de um programa de desenvolvimento interno chamado Made In Africa, que gera uma lista sustentável e dinâmica de futuros líderes que podem suceder em cargos do Conselho de Administração de África, do Conselho de Administração Nacional e em funções da administração sénior. O programa reduz a dependência histórica de importações de expatriados e promove uma melhoria dos talentos a nível interno.”
A DHL recebeu também recentemente a certificação “Top Employers Africa” de 2015 pelo Top Employers Institute, que reconhece a importância que a empresa dá ao envolvimento e ao desenvolvimento dos funcionários. Isto depois de ter recebido a certificação “Top Employer” a nível dos mercados locais em seis países africanos, nomeadamente, na África do Sul, na Nigéria, no Quénia, no Uganda, na Etiópia e no Gana.
“Os funcionários devem ser encorajados a evoluir, tanto a nível pessoal como profissional, e devem ser motivados a expandirem os horizontes e a aproveitarem o seu potencial através de várias iniciativas de aprendizagem e desenvolvimento. Estes objetivos devem ser definidos pela empresa e avaliados em intervalos regulares. O envolvimento dos funcionários deve também ser integrado nos critérios de desempenho dos diretores, pois esta é a estratégia que apresenta mais benefícios.”
“Acreditamos que existem talentos de grande calibre neste continente, por isso, o desenvolvimento contínuo dos talentos e dos níveis de envolvimento dos funcionários é extremamente importante. Se forem desenvolvidos e geridos corretamente, estes níveis de envolvimento podem resultar na prestação de um serviço de excelência para os clientes,” conclui Tseladimitlwa.
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.
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