segunda-feira, 20 de julho de 2015

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AO PRÉMIO ETISALAT PARA LITERATURA DE 2015 ANUNCIADO

O primeiro prémio pan-africano que comemora a estreia de escritores africanos de ficção com obra publicada
LAGOS, Nigeria, July 20, 2015/ -- A empresa de telecomunicações nigeriana com o crescimento mais rápido e mais inovador, a Etisalat (http://www.etisalat.com.ng) anunciou o convite à apresentação de candidaturas ao Prémio Etisalat de 2015 para Literatura (http://prize.etisalat.com.ng), o qual se realiza pelo terceiro ano consecutivo. Este é o primeiro prémio pan-africano que comemora a estreia de escritores africanos de ficção com obra publicada.



De acordo com Matthew Willsher, Diretor-Executivo da Etisalat Nigéria, “o Prémio Etisalat para Literatura serve como plataforma para a descoberta de novos talentos na escrita criativa fora do continente africano.”

O CEO realçou que no seguimento do sucesso da segunda edição, a comunidade literária aguarda ansiosamente pela terceira edição. NoViolet Bulawayo venceu a edição feminina com o seu romance de estreia altamente aclamado, We Need New Names, enquanto Songeziwe Mahlangu surgiu como vencedor do segundo ano do prémio com o romance Penumbra.

O júri para a edição de 2015 será presidido pelo Professor Ato Quayson, Professor de Inglês e Diretor inaugural do Centro para os Estudos da Diáspora na Universidade de Toronto; juntamente com Molara Wood, escritora, blogger, jornalista, crítica e editora e Zukiswa Wanner, autora de Madams and Men of the South.

O júri irá desenvolver uma lista de nove romances e pré-selecionar três romances antes de selecionar um vencedor. O envio de candidaturas está a decorrer, tendo começado no dia 18 de junho de 2015 e irá terminar no dia 27 de agosto de 2015.

O vencedor recebe um prémio em dinheiro no valor de 15.000 libras além de uma bolsa de estudos na prestigiada Universidade de East Anglia sob a tutoria do galardoado autor, Professor Giles Foden. O vencedor irá também receber uma visita guiada literária por três cidades patrocinada enquanto os outros dois escritores pré-selecionados irão receber uma visita guiada literária por duas cidades patrocinada para promover os seus livros. O Prémio Etisalat para Literatura também apoia os editores através da aquisição de 1000 cópias dos livros pré-selecionados para distribuição no continente.

As candidaturas têm de consistir na primeira obra de ficção do escritor com mais de 30.000 palavras e publicada nos últimos 24 meses. O Prémio Etisalat irá também lançar o prémio de ficção instantâneo online mais tarde para atrair as estrelas ascendentes da ficção.

Para informações sobre normas e diretivas visite http://prize.etisalat.com.ng/