terça-feira, 21 de julho de 2015

OPINIÃO: CARTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Caros Senhores responsáveis pelo Ministério público, Senhores Magistrados.

Expliquem-nos, a nós contribuintes e pagadores de impostos, que, a bom da verdade servimos para pagar os vossos salários, viagens e perdiems, afinal o que é que vocês fazem? O que é que vocês produzem? O que é que fizeram nestes quarenta anos de independência, e poucos de democracia, para melhorar a nossa qualidade de vida? NADA!

Então agora, que finalmente estamos a dar os primeiros passos para criar uma estabilidade duradoira, é que resolvem fazer acerto de contas e lavar a roupa suja? Tenham paciência!
Neste momento, não é disso que o país precisa. A Guiné Bissau precisa de um período de graça, para solidificar a sua democracia, que ainda é muito frágil. As nossas instituições (incluindo o próprio ministério público) não estão preparadas para esse tipo de perseguição. Estes casos são trocos, comparado com aqueles que deviam ter sido investigados pelo ministério público no passado, e não o fizeram. As nossas instituições, ainda não são democráticas.

Vivemos nos últimos anos períodos de golpes e contra golpes, de assinados e perseguições e os senhores do ministério público o que é que fizeram? Fizeram nada! Mas agora querem recuperar o tempo perdido e erradicar todos os males do passado, presente e futuro. Pois bem, não se esqueça do velho ditado:"quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho". Façam um favor à democracia na Guiné Bissau: tempo e tolerância.

cumprimentos,
Augusto