terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O LIVRO DE OURO DA GUÍNÉ-BISSAU VISITOU MAIS DE 600 MESQUITAS NO PAÍS






A iniciativa Target já chegou até ao presente a mais de 600 mesquitas espalhadas pelas Regiões de Gabú, Bafatá, Cacheu, Oio e Sector Autónomo de Bissau, reunindo e conversando com mais de 900 Imames e entregue centenas de Livros de Ouro.

A organização TARGET tem como missão o abandono da Mutilação Genital Feminina e vê no Islão a força mais potente para acabar com este crime


É com esta premissa que a Target trabalha há 15 anos em vários países onde se verifica esta prática e na Guiné-Bissau desde o ano de 2012. Nesse ano de 2012, com o apoio da DJINOPI, representantes dos Imames de todas as regiões da Guiné-Bissau participaram numa Conferência Islâmica para o abandono da mutilação genital feminina. Os Imames participantes na conferência aprovaram a "Declaração de Bissau" que diz: “não há uma base corânica, nem um Hadith fortemente enraizado no Islão, que exija ou permita a Mutilação Genital Feminina. Essa prática contradiz categoricamente o direito islâmico”. 

A "Declaração de Bissau " encontra-se no Livro denominado “Livro de Ouro” que está traduzido em quatro línguas (português, francês, inglês e árabe) e que reúne além da “Declaração de Bissau” excertos de discursos de sábios muçulmanos e importantes Fatwas.

O Livro de Ouro em 2013 e 2014 foi distribuído a 575 Imames de mesquitas.

No intuito da mensagem chegar a todas as comunidades muçulmanas do país, a TARGET iniciou desde Junho de 2015 um périplo por todas as regiões para chegar a 878 mesquitas, previamente identificadas. Tendo como impulsionadores duas equipas com o apoio de 17 Imames afectos à iniciativa e distribuídos por regiões, com o objectivo de entregar o Livro de Ouro e a sua mensagem aos Imames das 878 mesquitas, promovendo encontros e trocas de argumentos com os Imames locais e outros elementos de chefia das tabancas.

As equipas continuarão no terreno por mais 5 meses, no Sector Autónomo de Bissau e nas Regiões de Oio, Quinara, Tombali e Bijagós, de forma a chegar a todas as mesquitas do país e confrontar todos os Imames com as palavras sábias do “Livro de Ouro” tendo como único objectivo passar a mensagem de que: “não há uma base corânica, nem um Hadith fortemente enraizado no Islão, que exija ou permita a Mutilação Genital Feminina. Essa prática contradiz categoricamente o direito islâmico”.

Iniciativa Target- O Livro de Ouro para a Guiné Bissau Bissau; Rua Angola – Antiga sede da DJINOPI
Email:
jose.carvalho@target-nehberg.de
Contacto: 966911224/ 95563