Bissau, 14 dez (ANG) – A ministra da Educação, Maria Odete Semedo, considerou “positivo” na sexta-feira passada, o balanço das atividades desenvolvidas no quadro do apoio da Parceria Mundial para a Educação.
Ao falar no decurso da reunião anual do Grupo Local para a Educação, Maria Odete Semedo falou na construção de 75 escolas e 25 latrinas na primeira fase, enquanto, na segunda fase, foram construídas 76 escolas, com respetivas latrinas.
Esta governante destacou também a produção de livros escolares e realização de reformas curriculares que irão culminar com a elaboração de um plano de estudo para escolas de formação de professores, e que, de momento, estão a identificar, à semelhança de outros países, e em colaboração com Banco Mundial, uma nova entidade supervisora da Parceria Mundial para a Educação (PME).
Até aqui o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) tem sido a entidade supervisora e coordenadora de todo o processo.
A representante da UNICEF, Cristina Brutcholó, enalteceu a importância do encontro por possibilitar a discussão sobre o futuro da Parceria Mundial para a Educação (PME) e a identificação dos parceiros que deverão trabalhar com Governo para a elaboração do Plano Estratégico do Setor Educativo nacional.