quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OPINIÃO: JOMAV CENTRO DO PROBLEMA NA GUINÉ-BISSAU

Demos cara à luta antes e pós queda do governo posicionando contra a decisão do PR, não era porque somos videntes, mas porque estamos habituados a crises que nunca nos trás melhores soluções. Eu e muitas outras pessoas fomos odiados, perdemos amigos e fomos conectados com uma ou outra pessoa, até ao ponto de sermos chamados de fanáticos, até ao ponto de surgirem boatos de que ofereceram-nos carro, fomos subornados por isso andamos defendendo uma ou outra pessoa. Contudo acredito que hoje, todos os guineenses de bom senso caiu na real. Descobriu-se que o PR foi enganado pelos seus conselheiros e a sua única saída para a crise na altura era uma saída inconstitucional, um governo de 48h (Acórdão N. 1/2015 do STJ).

Pena é que muitos não sabem onde isto vai parar, mas eu temo e prevejo o pior senário possível se as partes não desarmarem.

No nosso sistema cabe ao PR criar condições para a paz e a estabilidade e do resto deve ser deixado aos outros órgãos: Governo para governar; ANP para legislar e fiscalizar a ação do governo; 

Tribunais para aplicar as leis etc. Mas infelizmente temos um PR que quer fazer tudo… um PR obcecado pelo Ministério das Finanças e que vê a corrupção em tudo. Compreende-se que ele passou naquela casa e conhece os truques, porque ele fazia o mesmo ou pior, mas tudo que queremos pedir ao PR Jomav é que renuncie do seu posto e prometemos fazer uma petição nacional para que, no próximo governo, ele volte como Ministro das Finanças, porque demonstrou a sua clara impreparação para ocupar o cargo do PR.

Deus salve a Guiné-Bissau da Tirania

Lesmes Monteiro