Durante o encontro, depois de ter apresentado o seu programa presidencial, Paulo Gomes, pediu o regresso da Embaixada dos Estados Unidos e do Centro Cultural Americano em Bissau, ambos fechados durante o levantamento militar de 7 de junho 1998.
Paulo Gomes, fazendo uma apresentação da situação social da Guiné aproveitou para pedir um programa de assistência alimentar e medicamentosa de urgência para a nossa população.
Ao respeito da cooperação entre a Guiné-Bissau e os Estados-Unidos de América, Paulo Gomes, disse que a prioridade da cooperação deve ser a resolução definitiva da crise energética na Guiné e criar parceiras entre as nossas universidades e as universidades americanos através de bolsas de estudos para os estudantes guineenses nas áreas das tecnologias de informação e de agricultura.
Paulo Gomes aproveitou esta oportunidade pedindo parceiras técnicas e financeiras, com a Agencia de Investimento no Estrangeiro Americano www.opic.gov, para criação do « Parque Industrial » nas arredores de Bissau.