83% dos Diretores-Executivos africanos a admitirem uma preocupação especial com a disponibilidade de competências-chave no continente
CAPE-TOWN, South-Africa, July 1, 2015/ -- À medida que mais empresas multinacionais se expandem, ou procuram expandir-se em África, a disponibilidade e a retenção de talentos está a revelar-se um dos maiores entraves ao crescimento e à expansão no continente. De acordo com Lebo Tseladimitlwa, Vice-Presidente de Recursos Humanos na DHL Express da África Subsariana (http://www.dpdhl.com), os talentos são encarados como um dos maiores desafios que os líderes empresariais da região têm de enfrentar, com 83%(1) dos Diretores-Executivos africanos a admitirem uma preocupação especial com a disponibilidade de competências-chave no continente.
Logo: http://www.photos.apo-opa.com/
Photo Lebo Tseladimitlwa: http://www.photos.apo-opa.com/
Tseladimitlwa diz que, além destas estatísticas, o relatório da PWC Africa Business Agenda1 também revela que a maioria dos Diretores-Executivos espera aumentar e manter o número de efetivos para o próximo ano. “No competitivo mercado de trabalho em África, estas estatísticas realçam que atrair e desenvolver as competências certas é crucial.”
Tseladimitlwa admite assim que é importante adotar estilos de liderança que apoiem e incentivem as competências e talentos necessários ao crescimento. “Essencialmente, os talentos deixarão de ser a maior preocupação quanto aos conjuntos de competências dos funcionários, dando lugar à capacidade e responsabilidade dos líderes para ensinar e desenvolver estas competências.”
Ela acrescenta que um recente inquérito da EY(2) indicou que, embora pareça que os gestores em África conseguem ter um bom desempenho nas atividades operacionais do dia-a-dia, considera-se que têm menor capacidade na gestão de pessoal, especialmente no que toca à retenção, produtividade e envolvimento.
“Globalmente, sabe-se que apenas uma em cada cinco(3) empresas estão a oferecer formação e desenvolvimento adicionais aos atuais funcionários, provando que os empregadores não estão fazer o suficiente para resolver o problema da falta de talentos. Em África, estes esforços poderão ser significativamente menores quando comparados com o resto do mundo, o que intensifica a necessidade de implementação de programas.”
“‘Pessoas Motivadas’ é um dos nossos pilares estratégicos globais, os FOCUS, através dos quais procuramos fornecer um serviço de qualidade, que se reflete na preferência dos clientes e, fundamentalmente, numa rede rentável. Consideramos os nossos programas de Envolvimento dos Funcionários essenciais para o sucesso da nossa empresa. Sabemos que temos de fomentar uma cultura comum em 220 países e territórios, por isso, criámos o programa de formação Especialistas Internacionais Certificados (CIS) para os nossos 3500 funcionários na DHL Express da África Subsariana. Todos os funcionários em todos os países, desde o Diretor-Executivo Global até aos mensageiros, passaram por este programa de formação, reforçando assim as nossas competências fundamentais enquanto organização. A formação no CIS tem sido fundamental para a fixação e desenvolvimento dos nossos funcionários a nível global. O Gestor Internacional Certificado (CIM) é uma extensão dos CIS e concentra-se em assegurar que temos líderes com o equilíbrio certo entre quociente de inteligência e emocional para liderar a força de trabalho do futuro. Cada módulo recai sobre vários comportamentos e práticas de liderança. Por exemplo, o CIM1 concentra-se em comportamentos relacionados com o respeito e em obter resultados sem comprometer o respeito.”
“Além dos nossos programas de reconhecimento de funcionários, dispomos também de um programa de desenvolvimento interno chamado Made In Africa, que gera uma lista sustentável e dinâmica de futuros líderes que podem suceder em cargos do Conselho de Administração de África, do Conselho de Administração Nacional e em funções da administração sénior. O programa reduz a dependência histórica de importações de expatriados e promove uma melhoria dos talentos a nível interno.”
“Estamos felizes por ser a empresa mais internacional em todo o mundo, o que nos permite fornecer aos nossos funcionários as melhores oportunidades de aprendizagem e formação. A nossa ampla rede, que abrange mais de 220 países e territórios, oferece a plataforma perfeita para os funcionários aprenderem e partilharem experiências em mercados diferentes. O valor da aprendizagem entre países e no trabalho é inestimável,” acrescentou Tseladimitlwa.
Tseladimitlwa diz que os empregadores em África devem promover uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento contínuos e encorajar os funcionários a serem senhores do seu próprio destino. “À medida que a concorrência pelos talentos humanos aumenta no continente, as empresas precisam de se empenhar ainda mais nas suas estratégias para os talentos.”
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.
Nota para o editor:
(1) PWC Africa Business Agenda: http://www.apo.af/7wk46C
(2) Realising potential: EY 2014 Sub-Sahara Africa talent trends and practices survey: http://www.apo.af/DJv9Xd
(3) ManpowerGroup: Talent shortage survey: http://www.apo.af/4Q80sr
Contacto para os meios de comunicação social:
Megan Collinicos
Diretora: Publicidade e Relações Públicas, África Subsariana
DHL Express
Tel.: +27 21 409 3613 Telemóvel: +27 76 411 8570
megan.collinicos@dhl.com
DHL – A empresa de logística para o mundo
A DHL (http://www.dpdhl.com) é a marca líder mundial na indústria logística. A família de divisões da DHL oferece um portefólio de serviços de logística sem rival, desde a entrega nacional e internacional de encomendas, expresso internacional, transporte rodoviário, aéreo e marítimo até gestão de cadeias de abastecimento industrial. Com mais de 325 000 colaboradores em mais de 220 países e territórios por todo o mundo, ligamos pessoas e negócios de forma segura e fiável, permitindo fluxos comerciais globais. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em expansão, incluindo comércio eletrónico, tecnologia, ciências da vida e saúde, energia, ramo automóvel e comércio a retalho, um compromisso assumido com a responsabilidade social corporativa e uma presença sem rival nos mercados em desenvolvimento, a DHL está decididamente posicionada como “A empresa de logística para o mundo”.