quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DHL EXPRESS FACILITA O CRESCIMENTO DE PMEs NA ÁFRICA SUBSAARIANA E CAPACITA-AS PARA SE LIGAREM GLOBALMENTE

CAPE TOWN, África do Sul, 30 Setembro 2015/ --  A DHL Express (http://www.dpdhl.com), o principal prestador de serviços de logística expresso a nível mundial, vai lançar o seu programa de formação empreendedora Crescer para Além das Fronteiras na África Subsaariana (SSA) nas próximas semanas – um programa inovador concebido especificamente para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a compreenderem o potencial económico do comércio internacional e os consequentes benefícios para o seu negócio.
A empresa irá lançar o programa no Botsuana, Zimbábue, Etiópia e Mauritânia em outubro de 2015, seguindo-se logo a seguir a África do Sul, Nigéria, Quénia, Costa do Marfim, Gana e Uganda. O programa alargar-se-á a mais 16 mercados por toda a região da África Subsaariana antes do final do primeiro trimestre de 2016.

Hennie Heymans, Diretor-Geral da DHL Express SSA, refere que, tal como a África Subsaariana continua a emergir como um mercado em crescimento, o mesmo acontece com a atratividade do continente para a expansão do negócio. Acrescenta que as previsões de um crescimento estável do PIB para a região da África Subsaariana (4,6% em 2016 e 5% em 2017(1), associadas a um sector de e-commerce em grande expansão, criarão oportunidades para as PMEs inovadoras prestarem assistência a clientes com experiência online.
“Por exemplo, só na África do Sul, a procura de comércio retalhista online está a crescer rapidamente, existindo oportunidades significativas para criar parcerias de e-commerce transfronteiriças em toda a África.” Um relatório recente da Ipsos(2), para a PayPal e a FNB, revelou que a maior parte dos compradores online sul-africanos poderão vir a ser compradores transfronteiriços nos próximos anos. Mostrou também que cerca de 46% já compram fora da África do Sul. De igual modo, os estudos mostram que 30% dos compradores transfronteiriços nigerianos (compradores online que tenham realizado compras online a partir de outro país) compraram bens a partir da África do Sul nos últimos 12 meses.

Acrescenta, no entanto, que enquanto os empreendedores locais estão a identificar oportunidades de expansão e de crescimento por toda a África, muitos deles simplesmente não possuem know-how que lhes permita capitalizá-las.

“Muitas PMEs desenvolvem um plano para fazer crescer internacionalmente o seu negócio, mas debatem-se com dificuldades para tornar este plano uma realidade. O nosso programa Crescer para Além das Fronteiras irá disponibilizar orientações práticas sobre como tirar o máximo partido das oportunidades disponíveis, e ajudar as PMEs a crescer e a ligarem-se através da África Subsaariana.”

O modelo de workshop gratuito explora a importação e a exportação em novos mercados, fornece orientações sobre como encontrar oportunidades geográficas chave para os produtos e serviços específicos do negócio, assim como identificar diferentes vias de comercialização e formas de criar relações duráveis com os seus clientes alvo para um sucesso de longo prazo.

Heymans explica que o workshop Crescer para Além das Fronteiras é único por ter nascido da mesma base que o programa Especialista Internacional Certificado (CIS) da DHL Express – uma plataforma de formação e desenvolvimento interno que já permitiu que cerca de 4.000 funcionários da DHL em 51 países da África Subsaariana e 100.000 funcionários globalmente, recebessem uma formação completa sobre os fundamentos do transporte internacional. “O CIS confere aos nossos funcionários os conhecimentos especializados de que necessitam para realizar o seu trabalho de forma competente e confidencial. Do mesmo modo, o workshop Crescer para Além das Fronteiras procura transmitir conhecimentos logísticos aos nossos clientes, tornando-os peritos no crescimento do seu negócio através das fronteiras.”

“Orgulhamo-nos por sermos Especialistas Internacionais Certificados. A DHL realiza transportes por todo o planeta desde 1969, e o workshop conduz os empreendedores pela história da DHL e pelas lições aprendidas ao relacionar-nos com uma grande diversidade de clientes ao longo do caminho. A DHL foi fundada por três empresários californianos de grande visão, que vislumbraram o potencial do comércio internacional, associado a um espírito pioneiro e uma atenção dedicada ao cliente, que ajudou a DHL a tornar-se a empresa mais internacional do mundo,” acrescenta Heymans.

Desde que entrou em África em 1978, afirma, a empresa testemunhou o desenvolvimento do continente até se tornar na potência económica emergente que é hoje, graças ao contínuo investimento estrangeiro e local na região. “As PMEs são o sangue vital do continente ao estimular a actividade económica permanente, e pensamos que ao capacitar as PMEs para aproveitar as inúmeras oportunidades que têm ao seu dispor, o continente africano continuará a prosperar,” conclui Heymans. 
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.
Fontes:
(1)Banco Mundial: Perspectivas Económicas Globais, África Subsaariana Junho 2015
(2)Ipsos, para PayPal e FNB:
http://www.bdlive.co.za/business/technology/2015/08/17/online-cross-border-shopping-on-the-increase-in-sa-study-shows
 
Contacto para a Imprensa: 
Megan Collinicos
Director: Publicidades e Relações Públicas, DHL Express para a África Subsaariana
DHL Express
Tel. +27 21 409 3613 Telemóvel +27 76 411 8570
megan.collinicos@dhl.com