Por ocasião da Cimeira das Nações Unidas para adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, O Representante Permanente da Guiné-Bissau junto à ONU, Embaixador João Soares da Gama, proferiu ontem, 26/09/2015 um discurso perante a Assembleia Geral.
Na sua intervenção, João Soares da Gama sublinhou que a Guiné-Bissau não conseguiu atingir integralmente as metas do Milénio por razões diversas,nomeadamente a sua fragilidade que deixa o País mais propensa a quaisquer choques internos e externos e os desafios estruturais, tornando assim mais dificil a erradicação da pobreza, entre outros objetivos que o País não conseguiu cumprir.
Não obstante essa realidade, o Embaixador Joao Soares da Gama sublinhou igualmente que no domínio do combate a analfabetismo e da preservação do meio ambiente, a Guiné-Bissau registou avanços encorajadores.
Para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Embaixador reconheceu ser a missão primária das autoridades guineenses, a implementação de taisobjetivos, afirmando que os mesmos ja estão encorporados no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Guiné-Bissau, ‘’Terra Ranka’’ recentementeapresentado em Bruxelas pelo Governo da Guiné-Bissau e unanimementeaprovado pela Comunidade Internacional e lembrou a Plenária que o apoio dos Parceiros da Guiné-Bissau é indispensável para a implementação do referido Plano Estratégico.
Este importante documento afigura-se mais abrangente, contendo 17 Objetivos, contrariamente ao Documento Precedente ou seja os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento que previa 8 Objetivos.
De referir que a Cimeira decorre de 25 à 27 de Setembro de 2015 e conta com a presença de mais de uma centena de Chefes de Estado e de Governo.
Nova Iorque, 27 de Setembro de 2015