sábado, 12 de dezembro de 2015

DR NKSOSANA MOYO PASSOU A SER MEMBRO DA FUNDAÇÃO AFRICANA PARA INOVAÇÃO COMO REPRESENTANTE DA BIBLIOTECA DE DIREITO AFRICANO

ZURICH, Suíça, 11 de dezembro 2015/ -- Actualmente, já no terceiro ano a promover o acesso gratuito a recursos jurídicos e a apoiar o direito e a governança rumo a uma África mais responsável e transparente, a Fundação Africana para  Inovação (AIF) (http://www.AfricanInnovation.org) está a reforçar as actividades de sensibilização relativas a um dos seus programas fundamentais, a Biblioteca de Direito Africano (African Law Library - ALL) (http://www.AfricanLawLib.net), através da nomeação de uma equipa pan-africana de Enviados.

A AIF dá as boas-vindas ao Dr. Nkosana Moyo, que ao entrar para a equipa da ALL, passará a ser o representante da África anglófona. A nomeação é oportuna para a Fundação e para o seu trabalho de apoio aos programas nacionais e regionais em matéria de direito e governança em África: "É com o maior prazer que recebemos o Dr. Moyo enquanto Representante da ALL e estamos seguros de que esta nova colaboração irá reforçar a base desta plataforma, permitindo desempenhar um papel assinalável no plano da regionalização em todo o continente", citação de Walter Fust, Presidente do Conselho de Administração da AIF.

O Dr. Moyo é uma figura influente em África, com uma grande diversidade de competências e uma ampla experiência na área da economia, comércio e desenvolvimento, qualidades que são essenciais para ajudar a reforçar a responsabilização e a democracia, a promover uma boa governança e também a conferir transparência ao crescimento e desenvolvimento do continente. "O direito é a base das interacções humanas ao nível nacional e internacional. A ALL é uma ferramenta importante ao permitir que o cidadão comum tenha acesso aos conhecimentos jurídicos. Através desta iniciativa pan-africana, a AIF desempenha a função de catalisador ao congregar os países africanos, tendo por objectivo uma coesão geradora de crescimento económico sustentável", afirmou.

Actualmente, o Dr. Moyo é Presidente Executivo do Instituto Mandela para Estudos em Desenvolvimento (Mandela Institute for Development Studies - MINDS), por si fundado. Antes disso, foi Vice-Presidente e Director Executivo de Operações do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O Dr Moyo exerceu também as funções na Actis Capital LLP como Sócio-Gerente para África e representou a International Finance Corporation (IFC)do Banco Mundial enquanto Director Associado. No Zimbabué, o seu país de origem, o Dr. Moyo exerceu o cargo de Ministro da Indústria e Comércio Internacional.

Os Enviados da ALL irão apoiar a Fundação a promover ainda mais as actividades do programa enquanto líderes na mobilização de recursos e enquanto especialistas em trabalho em rede estratégico com agentes e instituições essenciais dentro e fora de África. De referir ainda que os Enviados irão agir como consultores em matéria de conteúdos, operações e desenvolvimento de programas para a plataforma online da ALL.

A função dos Enviados daALL

Os Enviados daALL representam as regiões de língua anglófona, francófona, lusófona e árabe de África. Foram seleccionados cuidadosamente para promover o espírito inovador em África, dando o seu contributo nasactividades nucleares da Fundação.

As actividades nucleares do programa ALL incluem:

-       Campanhas de sensibilização em África para estimular a interacção com líderes governamentais e facilitar a recolha de conteúdo e de dados, e a respetiva integração na plataforma online da ALL

-       Identificação e colaboração em questões importantes para moldar as agendas em África em matéria de direito nacional e regional, e governança

-       Monitorização de desenvolvimentos importantes e contribuição com novas ideias, tendências e debates em matéria de direito e governança em África

-       Promoção das oportunidades de trabalho em rede e parceria para melhorar o programa ALL.
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da African Innovation Foundation (AIF).