Bissau, 04 jan (APA) – Os governos de Bissau e de Dacar iniciam, este mês de janeiro, um novo ciclo de negociações para a assinatura de um novo protocolo de aplicacação da Convenção em matéria da pesca marítima, reportou na quarta-feia à APA, um comunicado do Ministério senegalês da Pesca e da Economia Marítima.
“Os dois ministros acordaram-se assim sobre a abertura de um novo ciclo de negociações para a assinatura de um novo protocolo de aplicação da Convenção na área da pesca marítima entre o Senegal e a Guiné-Bissau. As negociações, que vão durar três meses com três rondas, iniciam imediatamente em janeiro de 2016 e terão o seu término em meados de março de 2016”, explica o comunicado.
O documento surgiu na sequência da reunião de espertos dos dois países de 26 a 27 de dezembro em Bissau, no final da qual o protocolo do 14 de dezembro de 2013, tratando da Convenção entre as Repúblicas da Guiné-Bissau e a do Senegal, em matéria de pescas marítima, assinado em Dacar a 22 de dezembro de 1978, foi prorrogado de três meses por memorando susceptível de ser renovado uma vez, com um acordo em comum.