segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

OPINIÃO: ANÁLISE DO DISCURSO DO JOMAV- PARTE I

Caros compatriotas,

Creio que a opinião pública está interpretando mal as declarações do PR da Republica no seu discurso à Nação por ocasião do novo ano, quando o PR disse "Por acreditar ser possível criar condições de estabilidade governativa no quadro da actual configuração e dinâmica política parlamentar, não equaciono a hipótese de dissolver a Assembleia Nacional Popular [Parlamento] guineense"

Na minha humilde interpretação, o PR ao referir “actualconfiguração e dinâmica política parlamentar quissupostamente aludir que existe uma nova configuração parlamentar, que, na sua patética opinião, abri o caminho para uma nova maioria parlamentar por causa do “ presumívelchumbo do programa do governo” (maioria essa formada pelosdeputados do PRS e deputados amotinados do PAIGC).

Caro PR Jomav,
Aconselho o Senhor a ler o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, que ditou a queda do seu famoso governo de 48hse for necessário, umas, duas, três e mil vezes, para compreenderes a essência da atual configuração parlamentar e evitar de enveredar por caminhos tortuosos que em nada vai ajudar na reconstrução da sua imagem que, a cada dia que passa, está deteriorando aos olhos dos atentos a situação politica nacional.

Senhor PR,
Ou os conselheiros e as pessoas que escrevam o seu discurso sãoincompetentes extremos ou estão empurrando o Senhor ao abismo político, por saberem que o Senhor confessou uma vez, que não conhece a Lei mais importante deste país (a nossa Constituição).

Titio Jomav,
Saiba que não existe uma nova configuração na ANP. Estamos perante uma configuração em que o PAIGC detém a maioriaabsoluta, apesar de existirem alguns bandos de amotinados políticos, que não mude nada, pois o STJ foi claro, não pode haver acordos pós eleitorais e não existe figuras dos deputados independentes.
Nestes termos a única saída passará pela dissolução do parlamento e convocação das novas eleições, como disse o PR do PAIGC não existe nenhuma solução que não passará pelo PAIGC.
Então para tenta parci Nino Vieira, porque garandis ta fala “cucin ropa suma mangaflanu, si ca iogoli i ta perta”.
Ticidur di padja kila bu pudi ngana, mas ticidur di cabelokila bu ca na nganal Senhor Jomav.

Saudações Progressistas!

LM