terça-feira, 26 de abril de 2016

PRINCIPAIS NOTÍCIAS QUE MARCAM ESTA TERÇA-FEIRA A ACTUALIDADE NO MUNDO

BRASIL: SENADO APROVA NOMES DE COMISSÃO QUE ANALISARÁ DESTITUIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

O Senado aprovou esta segunda-feira os 21 titulares e 21 suplentes que foram indicados pelos blocos partidários para a comissão especial que vai analisar o pedido de destituição da Presidente Dilma Rousseff.

Na semana passada os partidos foram divididos em seis blocos, com direito ao número de vagas proporcional à dimensão das bancadas partidárias que integram cada bloco.

Oito dos 21 parlamentares indicados para a comissão enfrentam processos, sendo quatro dos quais investigados na Operação Lava Jato, que investiga o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, segundo o jornal brasileiro Estado de São Paulo.

Antes da votação, o futuro presidente da comissão, Raimundo Lira, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), disse que a comissão será instalada terça-feira de manhã e só nessa altura será feita a escolha do presidente e do relator da comissão.

EUA: NOVA SUPER TERÇA-FEIRA NAS PRIMÁRIAS AMERICANAS

Os candidatos às presidenciais norte-americanas intensificam os apelos ao voto dos respetivos partidos, na véspera de mais um dia decisivo.

Nesta terça-feira, votam mais cinco Estados nestas eleições primárias, que podem ajudar a clarificar quais os candidatos vencedores para disputar a corrida à Casa Branca.

SÍRIA: TRÊS DIAS DE COMBATES EM ALEPPO FAZEM DEZENAS DE MORTOS

Pelo menos 60 pessoas morreram em três dias de combates e bombardeamentos na cidade síria de Aleppo. Esta segunda-feira, um carro-bomba explodiu nos arredores de Damasco. Nesta explosão, há pelo menos mais seis mortos e dezenas de feridos.

BÉLGICA: REABRIU ESTAÇÃO DE METRO DE MAELBEEK

Apesar do reforço das medidas de segurança, os passageiros não disfarçavam algum medo em particular na estação onde um dos suicidas se fez explodir a 22 de março, nos ataques à capital belga.

ESPANHA: REI DE ESPANHA DEVERÁ ANUNCIAR NOVAS ELEIÇÕES

Espanha continua sem conseguir formar governo desde as eleições de Dezembro. O Rei deverá marcar novas eleições esta terça-feira.

Espanha está a uma semana da dissolução do Parlamento. É quase certo que o Rei deverá anunciar a convocação de novas eleições.

TIMOR LESTE: PRESIDENTE DO PARLAMENTO CONSIDERA "ILEGALIDADE" AFASTAMENTO DA MESA

O presidente do Parlamento Nacional (PN) timorense, Vicente da Silva Guterres, rejeitou hoje participar na "ilegalidade" que representaria votar para eleger uma nova mesa parlamentar, algo que, insistiu, vai contra o regimento interno do órgão de soberania.

"Eu não estou agarrado à cadeira. Sei que isto é uma função provisória. Mas este passo nunca aconteceu em nenhuma legislatura. Se isto avançar, e vai avançar, é preciso uma revisão do regimento para aprovar o mecanismo de eleição da mesa", afirmou no plenário.

Vicente da Silva Guterres falava no arranque do período da ordem do dia da sessão plenária de hoje do PN, que tem agendado para debate um requerimento do CNRT (Congresso Nacional de Reconstrução Timorense), partido do próprio presidente do parlamento que pretende eleger uma nova mesa para a presidência da assembleia.

TIMOR LESTE: DÍLI ACOLHE EM MAIO TERCEIRA REUNIÃO DE MINISTROS DO MAR DA CPLP

Os desafios e oportunidades do mar no espaço lusófono são o tema central da agenda da terceira reunião dos ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, que decorre entre 15 e 19 de maio em Díli.

Os encontros arrancam no dia 15 de maio com um debate sobre o problema do lixo marinho e o lançamento da campanha "Praia Limpa, ambiente saudável" e continuam a 16 de maio com um seminário internacional e a inauguração da exposição "Projeto Montanha".

Segundo o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, anfitrião da reunião de Díli, o seminário pretende reconhecer o papel vital dos oceanos como "fonte de subsistência, alimentação, criação de emprego e de atividades recreativas".

MARINHA ITALIANA RESGATA MAIS DE TRÊS CENTENAS DE MIGRANTES

Os migrantes foram resgatados no Mediterrâneo por equipas da associação dos Médicos Sem Fronteiras. O regate aconteceu perto da costa da Líbia.

A bordo vinham 23 crianças e 80 mulheres, em grande parte vindas da Eritreia. Chegaram em segurança à ilha italiana de Sicília.

TURQUIA: JORNALISTA DETIDA NA TURQUIA JÁ FOI LIBERTADA

Já foi libertada a jornalista holandesa de origem turca que estava detida na Turquia.

Dias antes da detenção, Ebru Umar tinha escrito no jornal Metro um artigo considerado insultuoso sobre o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

FILIPINAS: GRUPO EXTREMISTA EXECUTA CANADIANO RAPTADO HÁ SETE MESES

Nas Filipinas, um canadiano foi executado pelo grupo radical islâmico Abu Sayyaf. Morreu algumas horas depois do fim de um ultimato feito pelos sequestradores.

John Ridsdel, tinha 68 anos. Foi raptado a bordo de um iate, onde seguia com outro canadiano e um norueguês.

O grupo jihadista divulgou um vídeo em março, exigindo um resgate de 20 milhões de euros pelos três reféns.