O Secretário de Estado do Plano e da Integração Regional, Dr. Degol Mendes Propós, ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas, a criação de um fundo especial para a conservação da Biodiversidade
O Secretário de Estado do Plano e da Integração Regional fez essa declaração quando usava da palavra em nome do Governo Guineense no Fórum Inaugural do Conselho Económico e Social das Organizações das Nações Unidas sobre o Financiamento do Desevolvimento que decorreude 18 à 20 do més em curso, em Nova Iorque.
Na sua intervenção durante o debate geral na Plenária, Degol Mendes começou por partilhar a experiencia da Guiné-Bissau na preservação da Biodiversidade, para depois formular a Proposta da criação de um fundo especial para nesta matéria afim de compensar os países frágeis, mas ricos em ecossistemas naturais. Esse fundoque serviria para confirmar as acções de conservação das espécies e dos espaços, assim como a gestão durável dos recursos naturais. Segundo o governante guineense, há toda uma necessidade de preservar esta dádiva da natureza a bem da humanidade, sem pôr em causa os processos de desenvolvimento dos países como a Guiné-Bissau.
Degol Mendes relembrou que a Guiné-Bissau instituiu desde 1992 áreas protegidas no território nacional, e no quadro do Plano Estratégico Operacional-2015/2025 “ Terra Ranka” o desenvolvimento Inclusivo e a Biodiversidade estão no coração desta estrategia de desenvolvimento e para garantir a continuidade desta política, o País acaba de colocar no terreno a Fundação BioGuiné.
Recorde-se que o Secretário de Estado do Plano e Integração Regional encontra-se nos Estados Unidos daAmérica desde 13 nas reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.